Balanço de 2010 \ O Ano da Secção.

esquema portas graphic 03

Fin­dan­do o ano é tem­po de efec­tu­ar balan­ços. O Cen­tro de Estu­dos Cine­ma­to­grá­fi­cos está nes­te momen­to a meio do man­da­do que nos últi­mos anos mais acti­vi­da­des rea­li­zou para­le­la­men­te ao gran­de even­to cul­tu­ral da Aca­de­mia Coim­brã que é o Fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Português.

Pode não pare­cer, mas toda a pre­pa­ra­ção de um even­to com tal enver­ga­du­ra neces­si­ta de um ano intei­ro de tra­ba­lho, em que são defi­ni­das as par­ce­ri­as, as acti­vi­da­des, as iden­ti­da­des grá­fi­cas, os cola­bo­ra­dos, …, enfim todo o cami­nho que per­mi­tiu que este ano cer­ca de 9100 espec­ta­do­res tives­sem direi­to a todo o cine­ma Por­tu­guês ao lon­go de dez dias no Tea­tro Aca­dé­mi­co de Gil Vicen­te. Da Ani­ma­ção à Lon­ga Metra­gem, peque­nos e graú­dos aju­da­ram a fazer a mai­or fes­ta de Cine­ma Por­tu­guês de sempre.

Mui­tos foram os cami­nhos que per­mi­ti­ram que a sec­ção não fos­se do ano, mas sim que fos­se o ano da sec­ção se afir­mar nova­men­te como cen­tro pro­du­tor de audi­o­vi­su­al, quer ao lon­go do actu­al man­da­to, que o rela­tó­rio de acti­vi­da­des é aqui ane­xa­do, como no final do ante­ri­or man­da­to que em auto-ges­tão, pro­du­ziu um epi­só­dio pilo­to do pro­gra­ma de cine­ma “Os Sus­pei­tos do Cos­tu­me”, rea­li­zou a pós-pro­du­ção da média metra­gem de Rodri­go Seco Lopes e José Fernandes.

Além da re-acti­va­ção da pro­du­ção além cami­nhos, foi tam­bém um ano em que se reac­ti­vou a for­ma­ção inter­na e fei­ta de for­ma mais con­tí­nua e menos inten­si­va. Nes­ta for­ma­ção em téc­ni­ca e pro­du­ção de vídeo foram abor­da­das temá­ti­cas téc­ni­cas, assim como exer­cí­ci­os prác­ti­cos de mon­ta­gem e pro­du­ção de vídeo.