III Gala António Luís Gomes

esquema portas graphic 03

O Cen­tro de Estu­dos Cinematográficos/AAC (CEC/AAC) vem por este meio demar­car-se da III Gala Antó­nio Luís Gomes. É incon­ce­bí­vel que a rea­li­za­ção de um even­to que pre­ten­de ser a con­sa­gra­ção do tra­ba­lho desen­vol­vi­do pelas Sec­ções Cul­tu­rais da Asso­ci­a­ção Aca­dé­mi­ca de Coim­bra se con­cre­ti­ze com base em idei­as avul­so, fal­ta de infor­ma­ção, onde impe­ram as von­ta­des e favo­res, ou pelo menos a ten­ta­ti­va de calar as vozes incó­mo­das da Academia.

A fal­ta de trans­pa­rên­cia rei­nan­te e carac­te­ri­za­do­ra da orga­ni­za­ção da Gala, mas igual­men­te a ava­li­a­ção dos pro­jec­tos, dos rela­tó­ri­os, onde esta se escu­sa a refe­rir que pro­po­si­ta­da­men­te e cons­ci­en­te­men­te o CEC/AAC se demar­cou de dita fes­ta e da ava­li­a­ção dos seus fei­tos, não pela qua­li­da­de que os mes­mos aca­bam de evi­den­ci­ar, mas por con­si­de­rar que nos méto­dos de ava­li­a­ção impe­ra a par­ci­a­li­da­de, como se veri­fi­cou na actu­al e pre­ce­den­te edi­ção da Gala.

Mais con­de­na a uti­li­za­ção abu­si­va de vídeos/imagens alu­si­vas às acti­vi­da­des do CEC/ACC incor­po­ra­das na Gala sem a neces­sá­ria auto­ri­za­ção des­ta Sec­ção Cul­tu­ral e estan­do a orga­ni­za­ção infor­ma­da da nos­sa não par­ti­ci­pa­ção e total demar­ca­ção do evento.

O CEC/AAC não se revê na con­sa­gra­ção da medi­o­cri­da­de, de acti­vi­da­des sem calen­da­ri­za­ção lógi­ca e sem orça­men­to defi­ni­do, sen­do que, quer dei­xar cla­ro, que esta não é a for­ma de enca­rar a ela­bo­ra­ção e a con­cre­ti­za­ção de pro­jec­tos cul­tu­rais, para­do­xal­men­te no tem­po difí­cil que vivemos.

Con­si­de­ra­mos que esta visão de Cul­tu­ra de méto­dos de orga­ni­za­ção, não se enqua­dra na visão, mais ampla, cos­mo­po­li­ta que defen­de­mos há lar­gos anos. A Cul­tu­ra pro­du­zi­da e pro­mo­vi­da na AAC deve ter como aspi­ra­ção atin­gir um pata­mar mais alto que as pre­fe­rên­ci­as, delei­tes e von­ta­des dos seus organizadores.

Pelo expos­to, espe­ra­mos que a orga­ni­za­ção do even­to escla­re­ça o con­tex­to de uso dos even­tos e acti­vi­da­des rea­li­za­das pelo CEC/AAC na Gala cuja orga­ni­za­ção esta­va infor­ma­da da não par­ti­ci­pa­ção e qual o enqua­dra­men­to do uso das mesmas.

Aten­ci­o­sa­men­te
Tia­go Santos