Cinemalogia — Da Ideia ao Filme

... da ideia ao filme

... da ideia ao filmeMais de um sécu­lo após a sua inven­ção, o cine­ma con­ti­nua a ser a for­ma de expres­são artís­ti­ca mais impor­tan­te do mun­do con­tem­po­râ­neo. A sua “lin­gua­gem” é hoje adop­ta­da por toda uma série de mei­os de comu­ni­ca­ção e expres­são visu­al, influ­en­ci­an­do não só os novos media, mas con­ta­gi­an­do ou inva­din­do mes­mo, tam­bém, outras for­mas de mani­fes­ta­ção artís­ti­ca tra­di­ci­o­nais, da lite­ra­tu­ra à pin­tu­ra ou da dan­ça à arquitectura.

De fac­to, ape­sar, ou por cau­sa, de todos os desen­vol­vi­men­tos téc­ni­cos e artís­ti­cos atra­vés dos quais se foi per­ma­nen­te­men­te (re)inventando, o cine­ma cons­ti­tui, inde­pen­den­te­men­te do supor­te em que é gra­va­do ou do for­ma­to em que é exi­bi­do, um dos mei­os de expres­são artís­ti­ca mais com­ple­xos que nos é dado apreciar.

Arte-sín­te­se, como já foi des­cri­to, por incor­po­rar téc­ni­cas e for­mas de expres­são de todas as artes ante­ri­o­res, o cine­ma ou “ima­gem em movi­men­to”, cons­ti­tui pois uma das mani­fes­ta­ções artís­ti­ca mais expres­si­vas, mas tam­bém das mais exi­gen­tes do pon­to de vis­ta cri­a­ti­vo, pre­ci­sa­men­te, por exi­gir o domí­nio de um sem núme­ro de conhe­ci­men­tos téc­ni­cos e artís­ti­cos, e o desen­vol­vi­men­to de todo um con­jun­to de com­pe­tên­ci­as específicas.

Nes­te cur­so de ini­ci­a­ção à rea­li­za­ção cine­ma­to­grá­fi­ca, pre­ten­de-se trans­mi­tir os prin­ci­pais conhe­ci­men­tos e desen­vol­ver as prin­ci­pais com­pe­tên­ci­as, quer do pon­to de vis­ta téc­ni­co, quer artís­ti­co, neces­sá­ri­os à rea­li­za­ção de um pro­jec­to cine­ma­to­grá­fi­co, des­de a con­cep­ção e desen­vol­vi­men­to de uma ideia de fic­ção ori­gi­nal à sua exi­bi­ção numa sala de cine­ma, habi­li­tan­do os for­man­dos a pro­du­zi­rem uma cur­ta-metra­gem, usan­do os conhe­ci­men­tos de pro­du­ção de vídeo digi­tal con­se­gui­dos ao lon­go da formação.

Con­sul­te as datas e as diver­sas acções de for­ma­ção existentes:

Ele­men­tos For­mais da Lin­gua­gem Cine­ma­to­grá­fi­ca | For­ma­dor Faus­to Cru­chi­nho | 19 Novem­bro 2011| 8 Horas

Equi­pas, Car­gos Téc­ni­cos na Rea­li­za­ção | For­ma­dor Antó­nio Cos­ta Valen­te | 20 Novem­bro 2011 | 8 Horas

Argu­men­to | For­ma­dor Dani­el Ribas | 26 e 27 Novem­bro 2011 | 16 Horas

Finan­ci­a­men­to e Aspec­tos Legais | For­ma­dor Vítor Fer­rei­ra 2011 | 3 Dezem­bro | 8 Horas

Pré-Pro­du­ção | For­ma­dor José Fari­nha | 18 e 19 Feve­rei­ro 2012 | 16 Horas

Rea­li­za­ção | For­ma­dor Tel­mo Mar­tins | 25 e 26 Feve­rei­ro 2012 | 16 Horas

Ima­gem | For­ma­dor Edu­ar­do Morais | 3 e 4 de Mar­ço 2012 | 16 Horas

Som | For­ma­dor Vas­co Pimen­tel | 10 de Mar­ço 2012 | 8 Horas

Direc­ção de Acto­res | For­ma­dor Artur Pinhei­ro | 11 Mar­ço 2012 | 8 horas

Mon­ta­gem | For­ma­dor João Brás | 17 e 18 Mar­ço 2012 | 16 horas

Edi­ção de Som e Ima­gem | For­ma­dor Tia­go San­tos | 24 e 25 Mar­ço | 16 horas

Pro­mo­ção e Comer­ci­a­li­za­ção | For­ma­dor Sér­gio Lopes | 31 Mar­ço | 8 horas

Pro­jec­ção Cine­ma­to­grá­fi­ca | 1 Abril | 8 horas

Faça já a sua ins­cri­ção aqui.