Concurso Europeu de Arte Digital

image001

Valo­ri­zar o patri­mó­nio atra­vés das tec­no­lo­gi­as digi­tais, pro­mo­ver jovens artis­tas no domí­nio da arte digi­tal, favo­re­cer a coo­pe­ra­ção entre artis­tas euro­peus, são alguns dos objec­ti­vos no Con­cur­so Euro­peu de Arte Digi­tal lan­ça­do pela Fun­da­ção da Juven­tu­de, no âmbi­to do pro­je­to euro­peu de coo­pe­ra­ção inter­re­gi­o­nal da Área Atlân­ti­ca — Ima­gi­na Atlantica.

Este con­cur­so, aber­to às esco­las, estu­dan­tes, artis­tas e jovens pro­fis­si­o­nais, visa cri­ar uma obra de arte capaz de se inte­grar no espa­ço urba­no. As obras de arte digi­tal ins­ta­la­das no espa­ço urba­no pode­rão incluir som, ima­gem, ima­gem ani­ma­da e os novos média. Apre­sen­ta­das em Angou­lê­me, em dezem­bro de 2012, por oca­sião da con­fe­rên­cia inter­mé­dia do Ima­gi­na Atlân­ti­ca, elas serão, em segui­da, expos­tas nas cida­des da par­ce­ria Ima­gi­na Atlân­ti­ca. A oca­sião para os ven­ce­do­res apre­sen­ta­rem as res­pe­ti­vas obras tan­to no Por­to, Ban­gor, Ouren­se como em San­ti­a­go de Compostela.

Este Con­cur­so de Arte Digi­tal tem igual­men­te como par­ti­cu­la­ri­da­de o fac­to de cri­ar a opor­tu­ni­da­de de estu­dan­tes e artis­tas de dife­ren­tes paí­ses da União Euro­peia tra­ba­lha­rem em conjunto.

Assi­na­la-se a obri­ga­ção de se cons­ti­tuí­rem em equi­pas trans­na­ci­o­nais das quais um dos mem­bros deve estar sede­a­do num dos ter­ri­tó­ri­os par­cei­ros Ima­gi­na Atlân­ti­ca : Fran­ça, Rei­no Uni­do, Por­tu­gal e Espanha.

De notar que o núme­ro de par­ti­ci­pan­tes de uma mes­ma equi­pa é ili­mi­ta­do e que a par­ti­ci­pa­ção no con­cur­so é gratuita.
Os cri­té­ri­os de sele­ção des­te con­cur­so são:
— A ori­gi­na­li­da­de da abor­da­gem da obra;
— A adap­ta­bi­li­da­de da obra ao espa­ço público;
— A sua contemporaneidade;
— A qua­li­da­de téc­ni­ca e desen­vol­vi­men­to da realização;
— A pre­ci­são do olhar : coe­rên­cia do con­teú­do e da for­ma, da inten­ção e da realização;
— O resul­ta­do da valo­ri­za­ção do património.….

Pro­fis­si­o­nais reco­nhe­ci­dos pro­ve­ni­en­tes das áre­as do som, da ima­gem, da ima­gem ani­ma­da e dos novos média, de pre­fe­rên­cia ori­gi­ná­ri­os dos paí­ses da par­ce­ria do pro­je­to Ima­gi­na Atlan­ti­ca, cons­ti­tui­rão o júri que selec­ci­o­na­rá 6 a 8 equi­pas pre­mi­a­das, às quais serão atri­buí­dos pré­mi­os entre os 2000€ e 3500 €.

Calen­dá­rio do Concurso
17 de Setem­bro de 2012 : Data limi­te de entre­ga dos dos­si­ers de candidatura.
Setem­bro de 2012 : sele­ção pelo júri de 6 a 8 ante-pro­je­tos a executar
Outu­bro / dezem­bro de 2012 : rea­li­za­ção das obras
De 13 a 15 de dezem­bro de 2012 : expo­si­ção em Angou­lê­me das obras realizadas

Regu­la­men­to dis­po­ní­vel em www.fjuventude.pt.
Para mais infor­ma­ções con­tac­te Pau­la Car­do­so ([email protected] ou 22 202 23 80)
Sai­ba mais sobre o Pro­jec­to IMAGINA ATLANTICA em www.fjuventude.pt.