Concurso Europeu de Arte Digital

Valorizar o património através das tecnologias digitais, promover jovens artistas no domínio da arte digital, favorecer a cooperação entre artistas europeus, são alguns dos objectivos no Concurso Europeu de Arte Digital lançado pela Fundação da Juventude, no âmbito do projeto europeu de cooperação interregional da Área Atlântica – Imagina Atlantica.

Este concurso, aberto às escolas, estudantes, artistas e jovens profissionais, visa criar uma obra de arte capaz de se integrar no espaço urbano. As obras de arte digital instaladas no espaço urbano poderão incluir som, imagem, imagem animada e os novos média. Apresentadas em Angoulême, em dezembro de 2012, por ocasião da conferência intermédia do Imagina Atlântica, elas serão, em seguida, expostas nas cidades da parceria Imagina Atlântica. A ocasião para os vencedores apresentarem as respetivas obras tanto no Porto, Bangor, Ourense como em Santiago de Compostela.

Este Concurso de Arte Digital tem igualmente como particularidade o facto de criar a oportunidade de estudantes e artistas de diferentes países da União Europeia trabalharem em conjunto.

Assinala-se a obrigação de se constituírem em equipas transnacionais das quais um dos membros deve estar sedeado num dos territórios parceiros Imagina Atlântica : França, Reino Unido, Portugal e Espanha.

De notar que o número de participantes de uma mesma equipa é ilimitado e que a participação no concurso é gratuita.
Os critérios de seleção deste concurso são:
– A originalidade da abordagem da obra;
– A adaptabilidade da obra ao espaço público;
– A sua contemporaneidade;
– A qualidade técnica e desenvolvimento da realização;
– A precisão do olhar : coerência do conteúdo e da forma, da intenção e da realização;
– O resultado da valorização do património…..

Profissionais reconhecidos provenientes das áreas do som, da imagem, da imagem animada e dos novos média, de preferência originários dos países da parceria do projeto Imagina Atlantica, constituirão o júri que seleccionará 6 a 8 equipas premiadas, às quais serão atribuídos prémios entre os 2000€ e 3500 €.

Calendário do Concurso
17 de Setembro de 2012 : Data limite de entrega dos dossiers de candidatura.
Setembro de 2012 : seleção pelo júri de 6 a 8 ante-projetos a executar
Outubro / dezembro de 2012 : realização das obras
De 13 a 15 de dezembro de 2012 : exposição em Angoulême das obras realizadas

Regulamento disponível em www.fjuventude.pt.
Para mais informações contacte Paula Cardoso (pcardoso@fjuventude.pt ou 22 202 23 80)
Saiba mais sobre o Projecto IMAGINA ATLANTICA em www.fjuventude.pt.