Leilão Solidário Caminhos do Cinema Português

No pró­xi­mo dia 2 de Junho, pelas 16 horas, o fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês irá pro­mo­ver um Lei­lão Soli­dá­rio de Memo­ra­bi­lia de fil­mes, no Salão Caf­fé do Casi­no da Figuei­ra da Foz a rever­ter total­men­te para a Hepa­tu­rix — Asso­ci­a­ção Naci­o­nal das Cri­an­ças e Jovens Trans­plan­ta­dos ou com Doen­ças Hepáticas. 

Leilão Solidário

No pró­xi­mo dia 2 de Junho, pelas 16 horas, o fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês irá pro­mo­ver um Lei­lão Soli­dá­rio de Memo­ra­bi­lia de fil­mes, no Salão Caf­fé do Casi­no da Figuei­ra da Foz.

No caso, tra­ta-se de uma reco­lha de vári­os objec­tos rela­ci­o­na­dos com fil­mes que mar­ca­ram vári­as edi­ções do mai­or fes­ti­val de Cine­ma Por­tu­guês. A memo­ra­bi­lia de fil­mes são objec­tos con­si­de­ra­dos dig­nos de memó­ria e que, mui­tas vezes, se tor­nam itens de colec­ci­o­na­do­res, «coi­sas que ser­vem para serem lem­bra­das». Qua­se todos os arti­gos foram usa­dos nos pró­pri­os fil­mes, con­tri­buin­do des­ta­ca­da­men­te na cons­tru­ção de diver­sas nar­ra­ti­vas de referência.

É de sali­en­tar que mui­to des­se patri­mó­nio atin­ge um valor artís­ti­co assi­na­lá­vel e incal­cu­lá­vel sen­do que o lei­lão repre­sen­ta uma opor­tu­ni­da­de excep­ci­o­nal para adqui­rir algu­mas peças úni­cas. Cer­tos objec­tos sal­tam de ime­di­a­to à vis­ta, tal é o espí­ri­to cri­a­ti­vo que neles está impreg­na­do e todo e cada um dos arti­gos tem uma his­tó­ria para con­tar. Des­de um exem­plar do catá­lo­go da pri­mei­ra edi­ção do fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês, pas­san­do por uma pla­ca com o nome da casa «Som de Cris­tal», objec­to da cena da casa de alter­ne, do fil­me de Miguel Gomes, «Aque­le Que­ri­do mês de Agos­to», até o gra­va­dor de cas­se­tes Ten­sai e um gra­va­dor por­tá­til Olym­pus uti­li­za­dos por Pedro Hest­nes (fale­ci­do em Junho 2011) no fil­me «Em segun­da mão», da rea­li­za­do­ra Cata­ri­na Ruivo.

Mais um bom moti­vo para tomar par­te des­te lei­lão: esta­mos peran­te um Lei­lão Soli­dá­rio. O lei­lão é co-orga­ni­za­do pelo fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês e pela Domus Legis, uma repu­ta­da agên­cia de lei­lões, e as recei­tas rever­te­rão total­men­te para a Hepa­tu­rix — Asso­ci­a­ção Naci­o­nal das Cri­an­ças e Jovens Trans­plan­ta­dos ou com Doen­ças Hepá­ti­cas. A Hepa­tu­rix é uma asso­ci­a­ção sem fins lucra­ti­vos, cuja mis­são é repre­sen­tar os inte­res­ses de todas as cri­an­ças e jovens com doen­ças hepá­ti­cas cró­ni­cas, e que nas­ceu da neces­si­da­de que um gru­po de pais sen­tiu em se asso­ci­ar, para assim, em con­jun­to, encon­tra­rem solu­ções com vis­ta à melho­ria da qua­li­da­de de vida dos seus filhos.

O cum­pri­men­to dos objec­ti­vos da Hepa­tu­rix pas­sa por, jun­to dos diver­sos pode­res de deci­são, con­se­guir que nenhu­ma des­tas cri­an­ças ou jovens se sin­ta des­fa­vo­ra­vel­men­te discriminado.

Com esta acti­vi­da­de, o fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês pro­cu­ra auxi­li­ar a Hepa­tu­rix a fazer face às neces­si­da­des, nome­a­da­men­te na com­pra de lei­tes espe­ci­ais e medi­ca­ção para as cri­an­ças em tra­ta­men­to, trans­por­tes para as con­sul­tas, manu­ten­ção de um apar­ta­men­to T1 para alo­ja­men­to das famí­li­as e mes­mo dos pró­pri­os doen­tes, apoi­os soci­ais a famí­li­as mui­to carenciadas.

Os arti­gos a lei­lo­ar esta­rão expos­tos na entra­da do Casi­no da Figuei­ra da Foz, entre 27 de Maio e 1 de Junho de 2013.

Apro­vei­te a oca­sião e seja solidário!