Ciclo 20 Anos de Cinema Português | André Guiomar

Hoje, 2 de Julho, o Ciclo 20 Anos de Cine­ma Por­tu­guês é dedi­ca­do ao rea­li­za­dor Por­tu­en­se André Gui­o­mar. São exi­bi­dos 3 fil­mes, onde nos será pos­sí­vel obser­var a evo­lu­ção des­te rea­li­za­dor, em pro­jec­tos e con­tex­tos dis­tin­tos, duran­te a tran­si­ção da aca­de­mia para a sua acti­vi­da­de pro­fis­si­o­nal. A ses­são come­ça às 22:00, no Mini-Audi­tó­rio Sal­ga­do Zenha, e a entra­da é livre.

André Gui­o­mar nas­ceu em 1988, e vive na cida­de do Por­to, Por­tu­gal. É Licen­ci­a­do em “Som e Ima­gem”, e Mes­tre em “Cine­ma e Audi­o­vi­su­al” pela Uni­ver­si­da­de Cató­li­ca de Por­tu­gal. Tra­ba­lhou no Cim­ba­li­no Fil­mes em pro­je­tos audi­o­vi­su­ais e Vídeo Map­ping. Espe­ci­a­li­zou-se em Rea­li­za­ção e Direc­ção de Foto­gra­fia. Rea­li­zou e foto­gra­fou a cur­ta-docu­men­tá­rio Piton que foi selec­ci­o­na­da para vári­os fes­ti­vais de cine­ma e com a qual ganhou alguns prémios.A sua pri­mei­ra lon­ga-metra­gem como dire­tor de foto­gra­fia e edi­tor foi um docu­men­tá­rio cha­ma­do “A Mãe e o Mar” rea­li­za­do por Gon­ça­lo Tocha.

Tor­res, um cur­ta-metra­gem selec­ci­o­na­da nos XX Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês, é a sua pri­mei­ra expe­ri­ên­cia enquan­to rea­li­za­dor de ficção.

Ele tam­bém tra­ba­lhou como câme­ra na cur­ta-metra­gem Bici­cle­ta de Luis Vie­ra Cam­pos que foi roda­do no Bair­ro do Alei­xo, Por­to. Depois des­sa expe­ri­ên­cia, ele deci­diu come­çar um docu­men­tá­rio sobre este Bar­ro que pro­va­vel­men­te será cha­ma­do “A Nos­sa Ter­ra, O Nos­so Altar”.

Tor­res
Na tran­si­ção entre a ado­les­cên­cia e a ida­de adul­ta, a iden­ti­da­de mode­la-se às von­ta­des. No tem­po em que a soci­e­da­de cres­ce em altu­ra, a ter­ra é difí­cil de pisar.

Rea­li­za­ção
André Guiomar

Pro­du­to­ra
Cim­ba­li­no Fil­mes, Porto

Dura­ção
13′14″

Argu­men­to
André Guiomar

Actor Prin­ci­pal
JOÃO COUCEIRO E CASTRO

Acto­res Secundários
DINIS HENRIQUES, GABRIELA ALMEIDA, RICARDO CLARA, SIMONE ALMEIDA, JOÃO ALMEIDA

Direc­ção de Fotografia
André Gui­o­mar e Simo­ne Almeida

Direc­ção de Som
Dinis Henriques

Mon­ta­gem
André Guiomar

Pro­du­tor
Mafal­da Rebe­lo e André Guiomar

Pro­du­ção
Cim­ba­li­no Filmes

Data de Conclusão
08/23/2013

Pau­lo Neves — Cucu­jães o Cen­tro do Meu Mundo”
“Pau­lo Neves — Cucu­jães o Cen­tro do Meu Mun­do”, pare­ce um títu­lo dema­si­a­do gran­de, porém para dizer algo bem mais sim­ples. Este docu­men­tá­rio obser­va­ci­o­nal mos­tra-nos a vida e obra do pin­tor e escul­tor Pau­lo Neves. Cucu­jões é o local onde vive. Cha­ma-lhe o cen­tro do seu mun­do. Poden­do esco­lher sobre tra­ba­lhar na madei­ra ou na pedra, o seu dia a dia vai-se sem­pre modi­fi­can­do, que­bran­do a mono­to­nia. De espí­ri­to des­con­traí­do e bem dis­pos­to, Pau­lo Neves ofe­re­ceu-nos uma opor­tu­ni­da­de para con­tac­tar­mos com a sua pes­soa. Deu-nos a opor­tu­ni­da­de de pas­sar­mos para ima­gem, uma cer­ta pers­pec­ti­va sua de ver a arte.

Rea­li­za­ção
André Gui­o­mar, Miguel da San­ta e Vas­co Pucarinho

Dura­ção
17’

Pro­du­ção
Fan­tas­por­to, Uni­ver­si­da­de Católica

Piton
No Boxe, a dua­li­da­de entre a vio­lên­cia de um con­fron­to huma­no e um movi­men­to cor­po­ral em per­fei­ta sin­to­nia com a men­te, faz com que um com­ba­te pare­ça uma core­o­gra­fia de dan­ça. Nes­te docu­men­tá­rio sobre boxer Juli­a­na Rocha, conhe­ci­da como Pitão, fil­ma­do a pre­to e bran­co, pre­ten­de-se demons­trar a pers­pec­ti­va de um depor­to conhe­ci­do como vio­len­to mas pra­ti­ca­do por uma pugi­lis­ta femi­ni­na. Atra­vés de entre­vis­tas ao pai e trei­na­dor con­tá­mos a his­tó­ria e moti­va­ções da cam­peã. Acom­pa­nha­do a sua roti­na e os seus com­ba­tes, docu­men­ta­mos a gran­de­za de um des­por­to pra­ti­ca­do no femi­ni­no, na sua plenitude.

Rea­li­za­ção
André Guiomar

Pro­du­ção
Uni­ver­si­da­de Cató­li­ca do Porto

Dura­ção
19’56’’
http://i0.wp.com/caminhos.info/wordpress/wp-content/uploads/facebook_event_178005512394830.jpg?fit=1024%2C1024

— Ori­gi­nal­men­te publi­ca­do em http://bit.ly/1CMSKbS