Depois do Adeus

image 42154

Momen­tos SP foi uma ses­são espe­ci­al dedi­ca­da à série por­tu­gue­sa ‘Depois do Adeus’ de Patrí­cia Sequei­ra e Sér­gio Gra­ci­a­no. Nes­te epi­só­dio vemos uma famí­lia que, após a que­da da dita­du­ra do Esta­do Novo em 1975, se vê obri­ga­da a regres­sar a Por­tu­gal e a aban­do­nar a vida em Ango­la após uma vaga de vio­lên­cia se aba­ter no país depois do anún­cio da independência. 

Nes­te con­tex­to, a his­tó­ria ten­de a focar-se nos acon­te­ci­men­tos do dia da revo­lu­ção a 25 de Abril e o que levou ao seu implo­dir, sen­do que o que veio depois pas­sa para um segun­do pla­no de rele­vân­cia his­tó­ri­ca do nos­so país, espe­ci­al­men­te no que toca aos retor­na­dos. Este epi­só­dio pre­ten­de abor­dar então uma rea­li­da­de com que milha­res de pes­so­as se depa­ram ao che­gar a Por­tu­gal das ex coló­ni­as do ultra­mar, em que per­de­ram tudo e têm de reco­me­çar as suas vidas e onde a espe­ran­ça da revo­lu­ção deu lugar á incerteza.

As ima­gens de arqui­vo des­sa épo­ca que fazem par­te da série mos­tram o cui­da­do de uma pes­qui­sa minu­ci­o­sa para um enqua­dra­men­to rea­lis­ta, sen­do esse o obje­ti­vo dos seus pro­du­to­res. É ain­da abor­da­da aqui a ins­ta­bi­li­da­de polí­ti­ca e soci­al que se ins­ta­la em Lis­boa no pós-revolução.
Um epi­só­dio de Patrí­cia Sequei­ra, comen­ta­do em sala com a pre­sen­ça da argu­men­tis­ta Inês Gomes e dos ato­res Fáti­ma Belo e Antó­nio Cor­dei­ro, bem como pelo dire­tor cri­a­ti­vo da série Pedro Lopes. Os Cami­nhos ficam assim mar­ca­do por mais uma ses­são única.

— Ori­gi­nal­men­te publi­ca­do em http://j.mp/2fFs2xn