A Gestão e Concepção de Produções e a Direcção de Arte no Ensino do Cinema

a gestao e concepcao de producoes e a direccao de arte no ensino do cinema
16298699 1446327222058572 6132737782311881097 n
No pró­xi­mo fim de sema­na, o cur­so de cine­ma ‘cine­ma­lo­gia’ irá abor­dar o pro­ces­so de Ges­tão e Con­cep­ção de Pro­du­ções Cine­ma­to­grá­fi­cas, com a ori­en­ta­ção de Fer­nan­do Ven­drell, e ‘Direc­ção de Arte’ com Cate­ri­na Cuci­not­ta. As ins­cri­ções con­ti­nu­am dis­po­ní­veis para os módu­los rema­nes­cen­tes do curso. 

Gestão e Concepção de Produções

O fil­me, nas suas diver­sas fases de pro­du­ção (escri­ta, desen­vol­vi­men­to, finan­ci­a­men­to, pre­pa­ra­ção, roda­gem, pós-pro­du­ção e comer­ci­a­li­za­ção), con­ju­ga uma infi­ni­da­de de situ­a­ções e parâ­me­tros onde aspe­tos téc­ni­cos e huma­nos se con­ju­gam com tec­no­lo­gia e arte. Do pro­je­to ao orça­men­to, do orça­men­to ao finan­ci­a­men­to, pro­du­ção ou co-pro­du­ção. A for­ma como se fazem esco­lhas e opções tra­zem uma espe­ci­fi­ci­da­de a cada fil­me: o seu carác­ter único.

Fernando Vendrell

Fernando VendrellProdutor e Realizador

Fer­nan­do Ven­drell nas­ceu em 1962, Lis­boa. Estu­dou no Liceu Pedro Nunes. Em 1985 for­mou-se em Mon­ta­gem na Esco­la Supe­ri­or de Tea­tro e Cinema/IPL no Con­ser­va­tó­rio Naci­o­nal. Foi assis­ten­te de rea­li­za­ção e tra­ba­lhou com rea­li­za­do­res, como: Mano­el de Oli­vei­ra, João César Mon­tei­ro, José Fon­se­ca e Cos­ta, Raoul Ruiz, João Cani­jo, Manu­el Mozos, Luís Alva­rães, etc. . 

Direcção de Arte

Tor­na rea­li­da­de o mun­do cri­a­do pelo Argu­men­tis­ta e pelo Rea­li­za­dor. As com­pe­tên­ci­as de dire­ção artís­ti­ca, a sua espe­ci­fi­ci­da­de e o seu enqua­dra­men­to num pro­je­to cine­ma­to­grá­fi­co serão alvo de aná­li­se, a fim de per­ce­ber a magia do gran­de ecrã.

Caterina Cucinotta

Caterina CucinottaDireção de Arte

É Dou­to­ra­da em Ciên­ci­as da Comu­ni­ca­ção na Uni­ver­si­da­de Nova de Lis­boa (2015).
Defen­de que a união entre a prá­ti­ca e a teo­ria na pro­fis­são é fun­da­men­tal para esti­mu­lar a cri­a­ti­vi­da­de, enri­que­cer um fil­me com idei­as e cita­ções e com­pre­en­der a fun­do os con­cei­tos que o rea­li­za­dor quer transmitir.

+ info em: https://www.caminhos.info/pt/cinemalogia/modulos

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: A Ges­tão e Con­cep­ção de Pro­du­ções e a Direc­ção de Arte no Ensi­no do Cine­ma.