Direcção de Som e Guarda-Roupa no Cinema

25877418330 ff83a6fd1c h
A pro­du­ção de cine­ma englo­ba múl­ti­plas dis­ci­pli­nas e sabe­res hete­ro­gé­ne­os. No pró­xi­mo fim de sema­na rece­be­mos dois espe­ci­a­lis­tas de áre­as mui­to dis­tin­tas, mas essen­ci­ais ao aspec­to de um filme.
No cine­ma o guar­da-rou­pa é essen­ci­al para a cri­a­ção dos figu­ri­nos e do styl­ling das per­so­na­gens, defi­nin­do mui­tas vezes par­te do carác­ter das per­so­na­gens de uma fic­ção. Nes­te módu­lo, pre­ten­de-se dotar os for­man­dos de noções essen­ci­ais para a pre­pa­ra­ção e cri­a­ção do figu­ri­no numa pro­du­ção cinematográfica. 
Susana Jacobetty

Susana JacobettyStylist

Susa­na Jaco­betty tra­ba­lha em Comu­ni­ca­ção e na indús­tria da Moda há mais de 15 anos.Ganhou o Pré­mio de Melhor Guar­da Rou­pa na XVII edi­ção do Fes­ti­val “Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês” com o fil­me Kino­tel. Cos­tu­mi­zou uma peça para a expo­si­ção Boomshirt no Esto­ril Fashi­on Art Fes­ti­val em con­jun­to com as Artis­tas Joa­na Vas­con­ce­los e Cata­ri­na Pes­ta­na. Foi Res­pon­sá­vel pela Comu­ni­ca­ção da 1ª visi­ta do Dalai Lama a Por­tu­gal. Cola­bo­rou nas obras da Expo­si­ção no Palá­cio Naci­o­nal de Mafra, do artis­ta João Bace­lar e na Cam­pa­nha “O teu bair­ro é a tua cara” no MUDE. Foi Comen­ta­do­ra dos Pré­mi­os Aqui­la, Ceri­mó­nia de Tele­vi­são e Cine­ma Por­tu­guês, tra­ba­lhou como Comen­ta­do­ra tele­vi­si­va e teve vári­as rubri­cas de Moda e Bele­za em diver­sos pro­gra­mas de Tele­vi­são. Foi Edi­to­ra de Moda e Bele­za da revis­ta de cul­tu­ra Urba­na, DIF e Res­pon­sá­vel de Moda na revis­ta Cos­mo­po­li­tan, para além de cola­bo­rar com vári­as publi­ca­ções naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais. Há vári­os anos que cola­bo­ra com o cur­so de Cine­ma­lo­gia, do Fes­ti­val dos Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês, onde leci­o­nou o módu­lo de Guar­da Rou­pa e Carac­te­ri­za­ção para Cine­ma.

2016-03-23_18.14_Em-Paragem-Dia-4-caminhos, cinema, cinemalogia, Curta-Metragem, Nuno Rocha, português, Rodagem_

O som e a ima­gem inter­li­gam-se no cine­ma moder­no. Jun­tos aju­dam a con­tar uma his­tó­ria e a cri­ar um diá­lo­go com os espec­ta­do­res. O som é res­pon­sá­vel por dar voz às ima­gens do fil­me, poten­ci­an­do as sen­sa­ções e tor­nan­do a expe­ri­ên­cia audi­o­vi­su­al mais viva. 

Emidio Buchinho

Emidio BuchinhoDesigner, Montador e Operador de Som

Licen­ci­a­do em Cine­ma, no ramo de Som, pela Esco­la Supe­ri­or de Tea­tro e Cine­ma. Diplo­ma­do em músi­ca e gui­tar­ra pela Aca­de­mia de Músi­ca e Belas Artes Luí­sa Todi e pelo Con­ser­va­tó­rio Muni­ci­pal de Châ­te­au-Thi­er­ry. Espe­ci­a­lis­ta em Som para Audi­o­vi­su­al e Mul­ti­mé­dia. Dou­to­ran­do em Ciên­cia e Tec­no­lo­gia das Artes – Infor­má­ti­ca Musi­cal, na Uni­ver­si­da­de Cató­li­ca Por­tu­gue­sa. Pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio e for­ma­dor cre­den­ci­a­do em Som para Cine­ma, Audi­o­vi­su­al e Mul­ti­mé­dia, Músi­ca Elec­tró­ni­ca e Expe­ri­men­tal. Co-fun­da­dor e co-direc­tor da asso­ci­a­ção Gra­nu­lar. Des­de 1991, tra­ba­lha regu­lar­men­te em com­po­si­ção, exe­cu­ção e pro­du­ção de músi­ca; design, mon­ta­gem e ope­ra­ção de som para fil­me, docu­men­tá­rio, tea­tro, dan­ça, ins­ta­la­ção, inter­me­dia e publi­ci­da­de tele­vi­si­va. + Info: www.emidiobuchinho.com

O cur­so de cine­ma CINEMALOGIA con­ti­nu­a­rá o per­cur­so for­ma­ti­vo até che­gar à ful­cral eta­pa da rea­li­za­ção e da roda­gem, pas­sa­do pela Direc­ção de Foto­gra­fia, Carac­te­ri­za­ção, Direc­ção de Acto­res e pela Direc­ção de toda a Pro­du­ção Cinematográfica. 

+ info em: https://www.caminhos.info/pt/cinemalogia/modulos

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Direc­ção de Som e Guar­da-Rou­pa no Cine­ma.