Como acontece a rodagem de uma curta?

Poster Foto Promo banner v3
Che­ga­dos a Mar­ço, os for­man­dos do cur­so de cine­ma “cine­ma­lo­gia” vêem che­gar a hora da ver­da­de e têm de colo­car em prá­ti­ca os seus conhe­ci­men­tos. É a eta­pa ful­cral onde a pré-pro­du­ção se encon­tra com a pro­du­ção efec­ti­va da obra fíl­mi­ca, sen­do neces­sá­rio res­pon­der a todas as neces­si­da­des esté­ti­cas e artís­ti­cas, sem menos­pre­zar as con­di­ções téc­ni­cas e logís­ti­cas, pos­sí­veis de atin­gir num de âmbi­to for­ma­ti­vo, aten­den­do à espe­ci­fi­ci­da­de do guião desen­vol­vi­do pelos alunos.
1454631 960694600621839 6836117306386567237 n
É neces­sá­rio esco­lher acto­res, actri­zes, figu­ran­tes, locais, mei­os téc­ni­cos, ade­re­ços, guar­da-rou­pa, …, um sem fim de opções que se com­bi­nam e mul­ti­pli­cam poden­do o mes­mo guião resul­tar num vas­to núme­ro de fil­mes pos­sí­veis. Reve­la-se neces­sá­rio pro­ce­der a esco­lhas e assim, come­ça­mos o pro­ces­so por esco­lher os nos­sos intér­pre­tes num cas­ting aber­to à comu­ni­da­de em que os for­man­dos, em ambi­en­te for­ma­ti­vo ori­en­ta­do por João Pinhão, terão a difí­cil deci­são de esco­lher quem é quem na sua his­tó­ria. Até 3 de mar­ço pode con­cor­rer ao nos­so cas­ting. Pro­cu­ra­mos actri­zes para os papeis prin­ci­pais; Maria (6), Lur­des (35) e Erme­lin­da (38). Ins­cre­va-se, é gratuito.
10153877 765405870150714 1584294677 n
Selec­ci­o­na­da a equi­pa que vai bri­lhar no gran­de ecrã, é neces­sá­rio esco­lher os locais e for­mar a equi­pa de roda­gem. Dizem que com Luzes, câma­ra e acção se come­ça a fil­mar, mas o pro­ces­so até che­gar a este cul­mi­nar é lon­go, moro­so e dig­no de um gran­de pla­ne­a­men­to. João Fon­se­ca, direc­tor de pro­du­ção da Fado Fil­mes, aju­da­rá a nos­sa equi­pa a cons­ti­tuir os locais de fil­ma­gem, cal­cu­lar horas de tra­ba­lho e a defi­nir as res­pon­sa­bi­li­da­des de cada fun­ção den­tro do fil­me. Cria-se uma equi­pa, uma hie­rar­quia, mas aci­ma de tudo cria-se a cum­pli­ci­da­de entre os ele­men­tos da pro­du­ção com um úni­co objec­ti­vo: o filme.
12440736 1165731103451520 191520204105375135 o
Con­cluí­dos os tra­ba­lhos de pré-pro­du­ção, che­ga o pri­mei­ro dia de roda­gem! Duran­te a roda­gem de 40 horas, numa ori­en­ta­ção tri­par­ti­da na Rea­li­za­ção por Tel­mo Mar­tins, na Direc­ção de Foto­gra­fia com Jor­ge Peli­ca­no e no Som com Emí­dio Buchi­nho, serão com­ple­men­ta­dos os conhe­ci­men­tos da for­ma­ção teó­ri­ca com a sua exe­cu­ção prá­ti­ca em con­tex­to real. Na roda­gem des­ta cur­ta é deter­mi­nan­te a apli­ca­ção de todos os conhe­ci­men­tos adqui­ri­dos pelos for­man­dos nos módu­los ante­ri­o­res e o seu desen­la­ce será o mate­ri­al neces­sá­rio para pros­se­guir os tra­ba­lhos nas eta­pas da Pós-Pro­du­ção e Dis­tri­bui­ção do Cur­so de Cine­ma – Cine­ma­lo­gia.

Esta pro­du­ção vem uma vez mais com­ple­tar o papel de divul­ga­ção e pro­mo­ção do cine­ma por­tu­guês, que o fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês sem­pre assu­miu, abrin­do por­tas, mas do que ao con­su­mo cul­tu­ral, às experiências.

12898208 1173053569385940 2874357759008456754 o

O cur­so de cine­ma, Cine­ma­lo­gia, dei­xa o rep­to e con­vi­da a popu­la­ção da cida­de a assis­tir e a par­ti­ci­par, no pro­ces­so de trans­for­mar uma ideia em fil­me. Abrin­do a por­ta a todos os que dese­jam conhe­cer os méto­dos de pro­du­ção de cine­ma, e em espe­ci­al da roda­gem, lan­ça­mos este mês uma pro­mo­ção com a ins­cri­ção con­jun­ta nos módu­los de Direc­ção de Pro­du­ção, Direc­ção de Foto­gra­fia 2, Direc­ção de Som 2 e Rea­li­za­ção com con­di­ções espe­ci­ais. As ins­cri­ções são limitadas. 

Telmo Martins

Telmo MartinsRealização

É Rea­li­za­dor de Cine­ma e Televisão.
Estu­dou na Uni­ver­si­da­de da Bei­ra Inte­ri­or onde se licen­ci­ou em Design e Mul­ti­mé­dia com frequên­cia de dis­ci­pli­nas dos cur­sos de Cine­ma e Electromecânica.

Como Rea­li­za­dor ganhou vári­os pré­mi­os inter­na­ci­o­nais, de onde se des­ta­cam os três pré­mi­os arre­ba­ta­dos na XVII edi­ção dos Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês, com o fil­me Um Fune­ral à Chu­va.

Jorge Pelicano

Jorge PelicanoDireção de Fotografia 1 e 2

Fre­quen­ta o mes­tra­do de Comu­ni­ca­ção e Jor­na­lis­mo, na Facul­da­de de Letras da Uni­ver­si­da­de de Coimbra.

Em 2012, dei­xou o Jor­na­lis­mo e está atu­al­men­te a tra­ba­lhar como Rea­li­za­dor de Docu­men­tá­ri­os na pro­du­to­ra Até ao Fim do Mun­do onde aca­bou recen­te­men­te o seu últi­mo tra­ba­lho — Pára-me de repen­te o pen­sa­men­to.

Emidio Buchinho

Emidio BuchinhoDesigner, Montador e Operador de Som

Licen­ci­a­do em Cine­ma, no ramo de Som, pela Esco­la Supe­ri­or de Tea­tro e Cine­ma. Diplo­ma­do em músi­ca e gui­tar­ra pela Aca­de­mia de Músi­ca e Belas Artes Luí­sa Todi e pelo Con­ser­va­tó­rio Muni­ci­pal de Châ­te­au-Thi­er­ry. Espe­ci­a­lis­ta em Som para Audi­o­vi­su­al e Mul­ti­mé­dia. Dou­to­ran­do em Ciên­cia e Tec­no­lo­gia das Artes – Infor­má­ti­ca Musi­cal, na Uni­ver­si­da­de Cató­li­ca Por­tu­gue­sa. Pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio e for­ma­dor cre­den­ci­a­do em Som para Cine­ma, Audi­o­vi­su­al e Mul­ti­mé­dia, Músi­ca Elec­tró­ni­ca e Expe­ri­men­tal. Co-fun­da­dor e co-direc­tor da asso­ci­a­ção Gra­nu­lar. Des­de 1991, tra­ba­lha regu­lar­men­te em com­po­si­ção, exe­cu­ção e pro­du­ção de músi­ca; design, mon­ta­gem e ope­ra­ção de som para fil­me, docu­men­tá­rio, tea­tro, dan­ça, ins­ta­la­ção, inter­me­dia e publi­ci­da­de tele­vi­si­va. + Info: www.emidiobuchinho.com

João Fonseca

João FonsecaDireção de Produção

É licen­ci­a­do em Cine­ma pela Esco­la Supe­ri­or de tea­tro e Cine­ma e gra­du­a­do pelo Euro­pe­an Audi­vi­su­al Entre­pe­neurs (EAVE 2000).

Come­çou a sua acti­vi­da­de pro­fis­si­o­nal em 1987, ten­do tra­ba­lha­do em diver­sas fun­ções rela­ci­o­na­das com a pro­du­ção e rea­li­za­ção de Cine­ma, Publi­ci­da­de e Televisão.

João Pinhão

João PinhãoDireção de Atores e Casting

Come­çou a tra­ba­lhar em Cine­ma como Assis­ten­te de Rea­li­za­ção, em 2000.
Ao lon­go do tem­po, foi alar­gan­do o seu raio de ação, fazen­do tam­bém Dire­ção de Cas­ting em alguns dos seu trabalhos.
É Assis­ten­te de Rea­li­za­ção em Cine­ma e Publicidade.

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Como acon­te­ce a roda­gem de uma cur­ta?.