Direcção de Produção com João Fonseca

João Fonseca

A roda­gem come­ça com a defi­ni­ção de todas as acções e res­pec­ti­vos inter­ve­ni­en­tes. Enqua­dra­do nos módu­los de roda­gem, a Direc­ção de Pro­du­ção irá abor­dar, com a coor­de­na­ção de João Fon­se­ca, os pro­ces­sos de deci­são neces­sá­ri­os à fase final da pré-pro­du­ção e ini­cio de pro­du­ção de um fil­me. Nes­ta fase espe­ra-se que os for­man­dos sejam capa­zes de pla­ni­fi­car e defi­nir o tra­ba­lho a levar a cabo duran­te os cin­co dias em que será leva­da a cabo a rea­li­za­ção de “A Cos­tu­rei­ri­nha”, uma pro­du­ção no âmbi­to da 19.ª Sema­na Cul­tu­ral da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra.

2016 - Rodagem “Em Banho de Paragem”//embedr.flickr.com/assets/client-code.js

Além do tra­ba­lho de cap­tu­ra da ima­gem e do som, é neces­sá­rio esta­be­le­cer a orga­ni­za­ção da equi­pa. Defi­nir os car­gos de rea­li­za­ção, direc­ção de foto­gra­fia, som, arte ou de acto­res é ful­cral para que os for­man­dos con­si­gam mon­tar as vári­as pers­pec­ti­vas de pro­du­ção defi­ni­das no guião, story­bo­ard e outros docu­men­tos de pla­ni­fi­ca­ção da esté­ti­ca do fil­me de acor­do com um orça­men­to mui­to limi­ta­do. Assim, nes­te módu­lo tra­tar-se-ão os conhe­ci­men­tos e com­pe­tên­ci­as neces­sá­ri­as a essa coor­de­na­ção, assim como à coe­rên­cia artís­ti­ca de todos os mate­ri­ais que resul­ta­rão da roda­gem. A frequên­cia nos qua­tro módu­los de roda­gem, que para além de João Fon­se­ca con­tam com a coor­de­na­ção de Tel­mo Mar­tins, Jor­ge Peli­ca­no e Emi­dio Buchi­nho, tem con­di­ções espe­ci­ais. Infor­me-se aqui.

João Fon­se­ca é licen­ci­a­do em Cine­ma pela Esco­la Supe­ri­or de tea­tro e Cine­ma e gra­du­a­do pelo Euro­pe­an Audi­vi­su­al Entre­pe­neurs (EAVE 2000). Come­çou a sua acti­vi­da­de pro­fis­si­o­nal em 1987, ten­do tra­ba­lha­do em diver­sas fun­ções rela­ci­o­na­das com a pro­du­ção e rea­li­za­ção de Cine­ma, Publi­ci­da­de e Tele­vi­são. Tra­ba­lhou em pro­du­ções naci­o­nais e co-pro­du­ções inter­na­ci­o­nais, com rea­li­za­do­res como Mano­el de Oli­vei­ra, João Bote­lho, João Cani­jo, Luís Gal­vão Teles, entre outros.Trabalhou como rea­li­za­dor para a série “Mano­bras de Diver­são” e rea­li­zou uma cur­ta-metra­gem “De algui­dar até ao mar”. Des­de 2011 tem tra­ba­lha­do regu­lar­men­te com a FADO FILMES sen­do o res­pon­sá­vel des­de essa data pela pro­du­ção dos pro­jec­tos con­cluí­dos, entre eles: A Mor­te de Car­los Gar­del, Gelo, Cin­zen­to e Negro e Refri­ge­ran­tes e Can­ções de Amor.

João Fonseca
Direção de Produção

É licen­ci­a­do em Cine­ma pela Esco­la Supe­ri­or de tea­tro e Cine­ma e gra­du­a­do pelo Euro­pe­an Audi­vi­su­al Entre­pe­neurs (EAVE 2000).

Come­çou a sua acti­vi­da­de pro­fis­si­o­nal em 1987, ten­do tra­ba­lha­do em diver­sas fun­ções rela­ci­o­na­das com a pro­du­ção e rea­li­za­ção de Cine­ma, Publi­ci­da­de e Tele­vi­são.

João Fonseca

Telmo Martins

Telmo Martins
Realização

É Rea­li­za­dor de Cine­ma e Tele­vi­são.
Estu­dou na Uni­ver­si­da­de da Bei­ra Inte­ri­or onde se licen­ci­ou em Design e Mul­ti­mé­dia com frequên­cia de dis­ci­pli­nas dos cur­sos de Cine­ma e Elec­tro­me­câ­ni­ca.

Como Rea­li­za­dor ganhou vári­os pré­mi­os inter­na­ci­o­nais, de onde se des­ta­cam os três pré­mi­os arre­ba­ta­dos na XVII edi­ção dos Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês, com o fil­me Um Fune­ral à Chu­va.

Jorge Pelicano
Direção de Fotografia 1 e 2

Fre­quen­ta o mes­tra­do de Comu­ni­ca­ção e Jor­na­lis­mo, na Facul­da­de de Letras da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra.

Em 2012, dei­xou o Jor­na­lis­mo e está atu­al­men­te a tra­ba­lhar como Rea­li­za­dor de Docu­men­tá­ri­os na pro­du­to­ra Até ao Fim do Mun­do onde aca­bou recen­te­men­te o seu últi­mo tra­ba­lho – Pára-me de repen­te o pen­sa­men­to.

Jorge Pelicano

Emidio Buchinho

Emidio Buchinho
Designer, Montador e Operador de Som

Licen­ci­a­do em Cine­ma, no ramo de Som, pela Esco­la Supe­ri­or de Tea­tro e Cine­ma. Diplo­ma­do em músi­ca e gui­tar­ra pela Aca­de­mia de Músi­ca e Belas Artes Luí­sa Todi e pelo Con­ser­va­tó­rio Muni­ci­pal de Châ­te­au-Thi­er­ry.
Espe­ci­a­lis­ta em Som para Audi­o­vi­su­al e Mul­ti­mé­dia.
Dou­to­ran­do em Ciên­cia e Tec­no­lo­gia das Artes – Infor­má­ti­ca Musi­cal, na Uni­ver­si­da­de Cató­li­ca Por­tu­gue­sa.
Pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio e for­ma­dor cre­den­ci­a­do em Som para Audi­o­vi­su­ais e Mul­ti­mé­dia, Músi­ca Elec­tró­ni­ca e Expe­ri­men­tal.

+ em: Direc­ção de Pro­du­ção com João Fon­se­ca