Módulo de Edição de Som com José Cardoso

3650727795 0bf2979589 z

A Edi­ção de Som é uma das últi­mas fases de pós-pro­du­ção de som para cine­ma, onde as deci­sões são defi­ni­ti­vas e onde o fim do pro­ces­so sig­ni­fi­ca o iní­cio da vida comer­ci­al de uma obram abor­dan­do defi­ni­ções de estru­tu­ra de som para cine­ma, des­cri­ção do pro­ces­so de tra­ba­lho e mem­bros de equipa.

Nes­te módu­lo serão englo­ba­das as vári­as fases des­te pro­ces­so, come­çan­do por defi­ni­ções de estru­tu­ra de som para cine­ma, des­cri­ção de pro­ces­so de tra­ba­lho e mem­bros de equi­pa, com o recur­so à exi­bi­ção de vári­os exem­plos que expli­cam o pro­ces­so e mos­tram resul­ta­dos de cada eta­pa de fina­li­za­ção. Assim, este módu­lo irá per­mi­tir aos for­man­dos com­pre­en­der o fun­ci­o­na­men­to die­gé­ti­co do som, bem como de que for­ma este cria novas den­si­da­des, atmos­fe­ras, ten­são ou rit­mo numa obra fílmica.

O módu­lo de Edi­ção de Som é coor­de­na­do por José Car­do­so que cola­bo­rou recen­te­men­te nas nove­las Cora­ção d’Ouro e Mar Sal­ga­do, que foram decla­ra­das as melho­res nove­las do mun­do. Cola­bo­rou ain­da na nove­la Laços de San­gue e série Cida­de Des­pe­di­da e “Con­ta-me Como Foi”, que foram pre­mi­a­das nas suas áre­as. Outros tra­ba­lhos que este­ve ain­da a cola­bo­rar foram Boca­ge, O Estor­vo de Chi­co Buar­que, Pul­sa­ção Zero, Os Gran­des Por­tu­gue­ses, RTP 4 Déca­das (uma série de 6 epi­só­di­os) e ain­da EXPO 98 (fil­me documental).

José Cardoso

José CardosoEdição de Som

Nas­ceu em 1975 e ini­ci­ou-se no audi­o­vi­su­al em mea­dos de 1990, na já extin­ta pro­du­to­ra Atlantida.

Des­de essa altu­ra, tra­ba­lhou em todo o tipo de pro­je­tos: Nove­las, Séri­es, Fil­mes, Docu­men­tá­ri­os, Entre­te­ni­men­to, Maga­zi­nes, Sit­coms, entre outros.

Este módu­lo, inte­gra­do na 6ª edi­ção do cur­so Cine­ma­lo­gia, decor­re­rá nos pró­xi­mos dias 6 e 7 de Maio no Depar­ta­men­to de Enge­nha­ria Infor­má­ti­ca da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra. As ins­cri­ções ain­da estão dis­po­ní­veis em www.caminhos.info/cinemalogia

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Módu­lo de Edi­ção de Som com José Car­do­so.