No trilho dos Naturalistas

33277 41063 91874A série docu­men­tal “No tri­lho dos natu­ra­lis­tas” é com­pos­ta por qua­tro epi­só­di­os, pro­du­zi­dos no âmbi­to de um pro­jec­to de inves­ti­ga­ção co-finan­ci­a­do pelo Ciên­cia Viva/ QREN, nos quais se apre­sen­tam os tri­lhos per­cor­ri­dos por inves­ti­ga­do­res da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra nas suas expe­di­ções botâ­ni­cas a S. Tomé e Prin­cí­pe, Ango­la e Moçam­bi­que, e se docu­men­tam as “Via­gens Filo­só­fi­cas” rea­li­za­das por cien­tis­tas por­tu­gue­ses no sécu­lo XVIII, em incur­sões nas anti­gas coló­ni­as portuguesas.
Apro­vei­tan­do como pon­to de par­ti­da as expe­di­ções a Áfri­ca rea­li­za­das por inves­ti­ga­do­res por­tu­gue­ses na actu­a­li­da­de, esta série de docu­men­tá­ri­os fala-nos sobre a diver­si­da­de de plan­tas e a eco­lo­gia, sobre o fun­ci­o­na­men­to dos ecos­sis­te­mas e sobre a rela­ção entre a acção huma­na e o ambi­en­te. Em cada docu­men­tá­rio, vai-nos sen­do for­ne­ci­da infor­ma­ção cien­tí­fi­ca sobre o objec­to de estu­do da expe­di­ção em cau­sa, inter­ca­lan­do-se a demons­tra­ção das des­co­ber­tas cien­tí­fi­cas mais recen­tes com refe­rên­ci­as ao pas­sa­do da inves­ti­ga­ção cien­tí­fi­ca em tor­no dos ecos­sis­te­mas das regiões afri­ca­nas no perío­do do domí­nio colonialista.
A for­ma como a infor­ma­ção cien­tí­fi­ca é tra­ba­lha­da cine­ma­to­gra­fi­ca­men­te nes­ta série torna‑a mais ape­la­ti­va, con­tri­buin­do para pro­mo­ver o inte­res­se pela his­tó­ria da ciên­cia jun­to do públi­co em geral.
Com a série “No tri­lho dos natu­ra­lis­tas”, inte­gra­da por qua­tro fil­mes-docu­men­tá­rio, o Cami­nhos cum­pre uma mis­são peda­gó­gi­ca no âmbi­to das ciên­ci­as natu­rais, da soci­o­lo­gia e antro­po­lo­gia, diri­gin­do-se essen­ci­al­men­te a alu­nos e pro­fes­so­res, inte­res­sa­dos nes­tas áre­as, quer do ensi­no bási­co e secun­dá­rio, quer do ensi­no superior.

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: No tri­lho dos Natu­ra­lis­tas.