Ao quarto dia …

DSC 0572A 23º edi­ção do Fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês já vai a meio, mas ain­da há mui­tos fil­mes a ser exi­bi­dos. No quar­to dia do fes­ti­val, temos de novo um total de oito sessões.

O dia 30 de novem­bro mar­ca a últi­ma ses­são dos Cami­nhos Juni­o­res. Pelas 10 horas, no Tea­tro Aca­dé­mi­co de Gil Vicen­te, os mais novos pode­rão assis­tir a ani­ma­ções como “#LINGO” de Vicen­te Niro, “Senhor Jai­me” de Cláu­dio Sá, “O Gigan­te” de Júlio Van­ze­ler e “Sara­pa­te­a­do” de Cari­na Caetano.

Pelas 14h30, no Mini-Audi­tó­rio Sal­ga­do Zenha, é exi­bi­do o epi­só­dio “Ango­la”, da série “No Tri­lho dos Naturalistas”,realizado por André Godi­nho, que faz che­gar até nós a his­tó­ria de qua­tro dos mais impor­tan­tes ecos­sis­te­mas encon­tra­dos em ter­ri­tó­rio moçam­bi­ca­no: os man­gais, as pra­da­ri­as de ervas.

A Sele­ção Cami­nhos retor­na ao TAGV pelas 15 horas com mais uma ses­são dedi­ca­da aos seni­o­res, com des­ta­que para “O Tur­no da Noi­te”, um dra­ma rea­li­za­do por Hugo Pedro, e para o docu­men­tá­rio de Cata­ri­na Bote­lho, “Notas de Cam­po”, que pro­cu­ra per­ce­ber a for­ma como os anos de aus­te­ri­da­de foram vivi­dos e sen­ti­dos atra­vés do diá­lo­go entre duas por­tu­gue­sas. Nes­ta ses­são pode ain­da assis­tir-se à cur­ta metra­gem “Ao Tele­fo­ne Com Deus” de Vera Casa­ca , com a pre­sen­ça da rea­li­za­do­ra e do pro­du­tor David Bada­lo, e à cur­ta fic­ci­o­nal “Semen­te Exter­mi­na­do­ra” de Pedro Neves Marques.

De vol­ta ao Mini-Audi­tó­rio Sal­ga­do Zenha, a Sele­ção Ensai­os tem pro­gra­ma­da duas ses­sões nos horá­ri­os das 16h30 e das 18 horas. Na pri­mei­ra ses­são, des­ti­na­da ape­nas aos Ensai­os Inter­na­ci­o­nais, pode­rá assis­tir-se ao dra­ma “The Visi­tor” de Ali Bahar­lou, “678” de Eun­Jin Park, “Let Me In” de Max Dawic­zews­ki e “Ica­rus” de Tom Tel­ler, entre outros. A ses­são das 18 horas é dedi­ca­da aos Ensai­os Naci­o­nais, ini­ci­an­do com o docu­men­tá­rio “Palin­gé­nese” de Nuno Brau­mann e Pedro Koch e ter­mi­nan­do com a fic­ção “Ivan” de Ber­nar­do Lopes, com des­ta­que para “We Are Des­pe­ra­te”, uma fic­ção de Joa­na Maria Sousa.

Nova ses­são da Sele­ção Cami­nhos pelas 17h30 no TAGV, com des­ta­que para a estreia de “Fre­e­lan­cer”, uma cur­ta fic­ci­o­nal rea­li­za­da pelos aço­ri­a­nos Fran­cis­co Lacer­da e Afon­so Lopes, poden­do tam­bém assis­tir-se aos fil­mes “A Sono­len­ta” de Mar­ta Mon­tei­ro, adap­ta­ção da obra de Anton Chekhov, e “Delí­rio em Las Vedras” de Edgar Pêra, base­a­do no car­na­val da cida­de de Tor­res Vedras e o últi­mo fil­me de Nuno Melo.

Tro­pi­cal Pre­vla”, cur­ta metra­gem de Manu­e­la Sobral, “Dry­land” de Liv Pri­or Col­li­an­der e o docu­men­tá­rio “The Sun­ri­se Story­tel­ler” de Kasha Slav­ner, são os fil­mes que com­põem mais uma ses­são dos Cami­nhos Mun­di­ais, que será exi­bi­da no Mini-Audi­tó­rio Sal­ga­do Zenha, pelas 19h45.

A últi­ma ses­são do dia, a car­go da Sele­ção Cami­nhos, está reser­va­da para as 21h30, no TAGV. O públi­co vai ter a opor­tu­ni­da­de de assis­tir à ani­ma­ção “Sete” de Gus­ta­vo Sá e às cur­tas-fic­ci­o­nais “Ter­rain Vague” de Lati­fa Said, “A Lín­gua” de Adri­a­na Mar­tins da Sil­va e “Coe­lho Mau” de Car­los Conceição.

O quar­to dia de fes­ti­val encer­ra com mais uma Mas­ter Ses­si­on, des­ta vez com o tema “A dis­tri­bui­ção do cine­ma por­tu­guês”, com a par­ti­ci­pa­ção de Nuno Gon­çal­ves da Cine­Mun­do, de Ste­fa­no Savio da Fil­min, de Car­los Gaio do Cina­ni­ma, de Elsa Men­des do Pla­no Naci­o­nal de Cine­ma, com a mode­ra­ção de João Via­na, em repre­sen­ta­ção da Asso­ci­a­ção de Pro­du­to­res de Cine­ma e Audiovisual.

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Ao quar­to dia ….