Encerramento e Entrega de Prémios a 3 de dezembro

31205736011 8b701ea9f0 oA XXIII Edi­ção do Fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês não podia ter­mi­nar sem um dos momen­tos altos do even­to. A ceri­mó­nia de encer­ra­men­to e res­pe­ti­va entre­ga dos pré­mi­os são um mar­co fun­da­men­tal para o reco­nhe­ci­men­to do melhor que se pro­duz no cine­ma e indús­tria cine­ma­to­grá­fi­ca portuguesa.

E os Cami­nhos são um even­to espe­ci­al. Mais do que repli­car ines­go­ta­vel­men­te uma fór­mu­la, pro­cu­ra­mos ino­var e reco­nhe­cer todos os que pro­cu­ram pro­mo­ver o Cine­ma por­tu­guês, téc­ni­cos e artis­tas, e não ape­nas os fil­mes. E foi isto que nos moveu, cri­an­do pro­gra­ma­ções em ambas as sec­ções com­pe­ti­ti­vas e não com­pe­ti­ti­vas com novas pers­pe­ti­vas e abordagens.

Para além dos gran­des pré­mi­os do Fes­ti­val, onde estão incluí­dos o Gran­de Pré­mio do Fes­ti­val – Por­tu­gal Sou Eu, o Pré­mio do Públi­co – Cha­ma Ama­re­la, o Pré­mio de Melhor Ensaio Naci­o­nal e o Pré­mio de Melhor Ensaio Inter­na­ci­o­nal – Fnac, exis­tem tam­bém os pré­mi­os téc­ni­cos, dan­do pal­co aque­les que são res­pon­sá­veis pela cri­a­ção dos fil­mes, com pré­mi­os que reco­nhe­cem des­de os melho­res ato­res (prin­ci­pais e secun­dá­ri­os), aos melho­res argu­men­tis­tas, rea­li­za­do­res, téc­ni­cos de som e de foto­gra­fia, ou reco­nhe­cen­do o con­tri­bu­to ful­cral e espe­ci­a­li­za­do de áre­as como a cons­tru­ção de figu­ri­nos, pelo pré­mio Melhor Guar­da-Rou­pa, a carac­te­ri­za­ção ou a comu­ni­ca­ção com os públi­cos, pré­mio cons­ti­tuí­do com o apoio da IVITY Brand Corp.

Depois de sete dias inten­sos de pro­je­ções, de mais de 60 horas de fil­mes, onde a fes­ta pro­cu­rou glo­ri­fi­car o cine­ma por­tu­guês, é este o regis­to exi­gi­do para esta ceri­mó­nia de encer­ra­men­to. E a cele­bra­ção con­ta com a par­ti­ci­pa­ção dos Big Band Rags, per­ten­cen­te à Tuna Aca­dé­mi­ca da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra, e com a apre­sen­ta­ção de Gon­ça­lo Ribei­ro e Hél­der Teixeira.

São vári­os os Cami­nhos que o Cine­ma por­tu­guês pode seguir, mas esta­mos cer­tos que, um fes­ti­val com as cara­te­rís­ti­cas dos Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês é o cami­nho a seguir, colo­can­do o foco de luz no que se pro­duz den­tro de por­tas. A ceri­mó­nia decor­re no pró­xi­mo dia 3 de dezem­bro, às 22 horas. Con­ta­mos consigo. 

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Encer­ra­men­to e Entre­ga de Pré­mi­os a 3 de dezem­bro.