Pronto, Era Assim + Persepolis

2017 12 12 Persepolis3

A 12 de Dezem­bro às 22:00, inte­gra­do no Ciclo Fusões no Cine­ma, são pro­jec­ta­das duas ani­ma­ções; Pron­to, Era Assim, de Joa­na Noguei­ra e Patrí­cia Rodri­gues, e “Per­se­po­lis” de Mar­ja­ne Satra­pi e Vin­cent Paron­naud, uma cur­ta e uma lon­ga metra­gem de ani­ma­ção, res­pe­ti­va­men­te. O pri­mei­ro é um fil­me de ani­ma­ção com carác­ter docu­men­tal, em modo de entre­vis­ta e onde, de for­ma des­con­traí­da, os pro­ta­go­nis­tas con­tam epi­só­di­os da sua vida: como foi cres­cer, namo­rar, casar, tra­ba­lhar e até emi­grar, num tem­po em que a manei­ra de viver era dife­ren­te. Já a ani­ma­ção fran­ce­sa “Per­se­po­lis” con­ta a his­tó­ria de uma jovem ira­ni­a­na que sonha em ser viden­te, acom­pa­nhan­do de per­to a que­da do Xá e do seu regi­me bru­tal. No entan­to, ela aca­ba por se revol­tar con­tra as impo­si­ções fun­da­men­ta­lis­tas dos rebel­des, espe­ci­al­men­te con­tra as mulheres.

A entra­da é livre.

2017 12 12 PersepolisPronto Era Assim

Pron­to, Era Assim (2016)
That’s How it Was

Pro­du­ção 2015
N/C
13 min
Docu­men­tá­rio   Animação
Rea­li­za­ção:  ·  Joa­na Noguei­ra  ·  Patrí­cia Rodrigues
Argu­men­to:  ·  Joa­na Noguei­ra  ·  Patrí­cia Rodrigues

Por uma jane­la entre­a­ber­ta, duas mos­cas des­co­brem um sótão empo­ei­ra­do, onde são sur­pre­en­di­das pelos obje­tos que nele habi­tam – Balan­ça, Cai­xa de Músi­ca, Cafe­tei­ra, Jar­ra e Micro­fo­ne. Em modo de entre­vis­ta e de for­ma des­con­traí­da os pro­ta­go­nis­tas con­tam epi­só­di­os da sua vida: como foi cres­cer, namo­rar, casar, tra­ba­lhar e até emi­grar, num tem­po em que a manei­ra de viver era diferente.

Ani­ma­ção:   ·  Patrí­cia Rodri­gues  ·  Veró­ni­ca Mar­tins  ·  Luís San­tos  ·  Raquel Fer­rei­ra  ·  Joa­na Noguei­ra  ·  Pedro Oli­vei­ra  ·  Vítor Gomes

Argu­men­to:   ·  Patrí­cia Rodri­gues  ·  Joa­na Nogueira

Dese­nho de Som:   ·  Pedro Pestana

Edi­ção:   ·  Patrí­cia Rodrigues

Foto­gra­fia:   ·  Mil­ton Pacheco

Músi­ca:   ·  Miguel Picciochi

Pro­du­tor:   ·  Patrí­cia Rodri­gues  ·  Mil­ton Pacheco

Rea­li­za­ção:   ·  Patrí­cia Rodri­gues  ·  Joa­na Nogueira

Voz:   ·  Ado­zin­da Mar­ques  ·  Estre­la Pin­to  ·  Fáti­ma Viei­ra  ·  Bea­triz Liber­ta  ·  Adão Vieira

 

2017 12 12 Persepolis2Persepolis

PERSÉPOLIS
MARJANE SATRAPI, VINCENT PARONNAUD
Estreia: 21-02-2008

É a his­tó­ria como­ven­te de uma meni­na que cres­ce no Irão duran­te a Revo­lu­ção Islâ­mi­ca. É atra­vés dos olhos da pre­co­ce e extro­ver­ti­da Mar­ja­ne, de 9 anos, que vemos a espe­ran­ça de um povo ser des­truí­da quan­do os fun­da­men­ta­lis­tas tomam o poder, for­çan­do as mulhe­res a usar o véu e man­dan­do para a pri­são milha­res de pessoas.

Inte­li­gen­te e des­te­mi­da, Mar­ja­ne con­se­gue fin­tar os “guar­das soci­ais” e des­co­bre o punk, os Abba e os Iron Mai­den. Mas, quan­do o seu tio é cru­el­men­te exe­cu­ta­do e as bom­bas come­çam a cair sobre Tee­rão duran­te a guer­ra Irão/ Ira­que, o medo diá­rio que inva­de o quo­ti­di­a­no do Irão tor­na-se palpável.

À medi­da que vai cres­cen­do, a ousa­dia de Mar­ja­ne tor­na-se uma cons­tan­te fon­te de pre­o­cu­pa­ção para os seus pais que temem pela sua segu­ran­ça. Assim, aos 14 anos, tomam a difí­cil deci­são de a envi­ar para uma esco­la na Áus­tria. Vul­ne­rá­vel e sozi­nha numa ter­ra estra­nha, tem que enfren­tar as típi­cas con­tra­ri­e­da­des dos ado­les­cen­tes. Além do mais, Mar­ja­ne é con­fun­di­da com o fun­da­men­ta­lis­mo reli­gi­o­so e extre­mis­mo, exac­ta­men­te as coi­sas de que fugiu no seu país. Com o tem­po, aca­ba por ser acei­te e até conhe­ce o amor, mas com o fim do liceu come­ça a sen­tir-se sozi­nha e cheia de sau­da­des de casa.

Ape­sar de isso sig­ni­fi­car ter que pôr o véu e viver numa soci­e­da­de tirâ­ni­ca, Mar­ja­ne deci­de regres­sar ao Irão para estar mais per­to da sua famí­lia. Após um difí­cil perío­do de ajus­ta­men­to, entra para uma esco­la de artes e casa-se, embo­ra con­ti­nue a levan­tar a sua voz con­tra a hipo­cri­sia a que assis­te. Aos 24 anos, per­ce­be que, ape­sar de ser pro­fun­da­men­te ira­ni­a­na, não pode con­ti­nu­ar a viver no Irão. É então que toma a dila­ce­ran­te deci­são de tro­car a sua ter­ra natal pela Fran­ça, cheia de opti­mis­mo em rela­ção ao futu­ro, mol­da­da inde­le­vel­men­te pelo seu passado.

COM
as vozes de Chi­a­ra Mas­troi­an­ni, Cathe­ri­ne Deneu­ve, Dani­el­le Dar­ri­eux, Simon Abka­ri­an, Gabri­el­le Lopes, Fran­çois Jerosme

FICHA TÉCNICA
argu­men­to e rea­li­za­ção Mar­ja­ne Satra­pi & Vin­cent Paronnaud
base­a­do na BD Ori­gi­nal de Mar­ja­ne Satrapi
pro­du­zi­do por Marc-Antoi­ne Robert & Xavi­er Rigault
pro­du­tor asso­ci­a­do Kath­le­en Kennedy
músi­ca ori­gi­nal Oli­vi­er Bernet
direc­tor artís­ti­co Marc Jousset
mon­ta­gem Stépha­ne Roche
coor­de­na­dor de ani­ma­ção Chris­ti­an Desmares
assis­ten­te de rea­li­za­ção Denis Walgenwitz
design de pro­du­ção Mari­sa Musy
som Thi­er­ry Lebon

FRANÇA – 2007 —  95’, cor/p&b

M/ 12

SaveSave