O Jardim das Aflições de Josias Teófilo

2017 12 18 jardim dos aflitos e1513127949854

Mar­can­do o iní­cio da últi­ma sema­na de pro­jec­ções cine­ma­to­grá­fi­cas, o pro­jec­to Fusões no Cine­ma vem des­ta vez pro­jec­tar na tela a car­ga filo­só­fi­ca que pode estar impres­sa na pelí­cu­la. Este docu­men­tá­rio rea­li­za­do por Josi­as Teó­fi­lo vai ao encon­tro do uni­ver­so de Ola­vo de Car­va­lho e da cons­tru­ção dos seus argu­men­tos filo­só­fi­cos. A entra­da no Mini-Audi­tó­rio Sal­ga­do Zenha é livre.

O Jar­dim das Aflições
(THE GARDEN OF AFFLICTIONS)
BRASIL , 2017 , 81 MIN.

Géne­ro: Documentário
Estréia: 01/06/2017

Dire­ção: Josi­as Teófilo
Elen­co: Ola­vo de Carvalho
O pen­sa­men­to de Ola­vo de Car­va­lho per­so­ni­fi­ca­do pela sua pre­sen­ça, roti­na de tra­ba­lho e con­ví­vio fami­li­ar na Vir­gí­nia (EUA), onde mora atu­al­men­te. O fil­me par­te dos temas do livro homô­ni­mo que ele publi­cou em 1995, tais como o sim­bo­lis­mo dos jar­dins na tra­di­ção filo­só­fi­ca, liber­da­de indi­vi­du­al e opres­são do cole­ti­vo, o pen­sa­men­to aris­to­té­li­co, e che­ga a um dos temas cen­trais do seu pen­sa­men­to: a mor­te e a filo­so­fia – aque­las idei­as que con­ti­nu­am sen­do impor­tan­tes para nós em face da mor­te – ten­do como mote a per­gun­ta: “O que você vai fazer com a sua vida enquan­to é tempo?”.

O fil­me mos­tra um filó­so­fo que tal­vez sur­pre­en­da os que só o conhe­cem pelos posts nas redes soci­ais e arti­gos polê­mi­cos. O docu­men­tá­rio é reple­to de refle­xões e ensi­na­men­tos sobre vida inte­lec­tu­al, cul­tu­ra e reli­gião, sur­gi­dos à medi­da que Ola­vo de Car­va­lho res­pon­de às per­gun­tas ela­bo­ra­das pelo jor­na­lis­ta Wag­ner Carel­li (cri­a­dor das revis­tas Bra­vo! e Repú­bli­ca). Aos pou­cos, reve­la- se um homem que dedi­cou sua vida à bus­ca de conhe­ci­men­to, não pelo sim­ples dese­jo de eru­di­ção, mas para encon­trar res­pos­tas às ques­tões que o pre­o­cu­pa­vam. Ao fim, tem-se um fil­me do qual o espec­ta­dor, seja qual for sua opção polí­ti­ca, pode extrair lições para sua pró­pria vida.

https://www.youtube.com/watch?v=gE2nBiwPfuk

2017 12 18 jardim dos aflitos2

SaveSave