Três curtas portuguesas na competição de Berlim

Cinema Portugus Festival

Entre os 22 filmes que competiro pelo Urso de Ouro esto trs produes portuguesas em estreia mundial.

O Festival Internacional de Cinema de Berlim anunciou a programação da competição internacional de curtas metragens da edição de 2018. A seleção oficial inclui as curtas-metragens “Madness”, de João Viana, “Onde o Verão Vai (Episódios da Juventude)”, de David Pinheiro Vicente, e “Russa”, uma obra conjunta de João Salaviza e Ricardo Alves Jr.

“Onde o Verão Vai (Epi­só­di­os da Juven­tu­de)” é uma pro­du­ção da Esco­la Supe­ri­or de Tea­tro e Cine­ma de Lis­boa (ESTC) e foi rea­li­za­da em con­tex­to esco­lar por uma equi­pa com­pos­ta por alu­nos da esco­la. É a pri­mei­ra vez que a ESTC tem uma cur­ta selec­ci­o­na­da na com­pe­ti­ção prin­ci­pal des­te fes­ti­val, um dos mais impor­tan­tes do mun­do, cuja 68ª edi­ção decor­re de 15 a 25 de Fevereiro.

“Onde o Verão Vai (epi­só­di­os da juven­tu­de)” fala sobre a fres­cu­ra da juven­tu­de, o dese­jo de se des­co­brir a si pró­prio no meio dos outros, o poder e a magia da Natu­re­za e acer­ca daque­les que cami­nham sem rumo.

Para qua­se todos os mem­bros da equi­pa artís­ti­ca e equi­pa téc­ni­ca, este é o seu pri­mei­ro fil­me; um encon­tro entre estu­dan­tes de cine­ma recém-for­ma­dos, ansi­an­do par­ti­lhar a sua visão jovem e pai­xão pelo cine­ma numa últi­ma par­te da sua pró­pria viagem.

Entre os três fil­mes sele­ci­o­na­dos, des­ta­que para o regres­so de João Sala­vi­za a uma com­pe­ti­ção onde este­ve em 2017, com “Altas Cida­des de Ossa­das”, e em 2012, ano em que con­quis­tou o Urso de Ouro, com “Rafa”.

“Rus­sa” resul­ta de uma resi­dên­cia artís­ti­ca que João Sala­vi­za e o rea­li­za­dor bra­si­lei­ro Ricar­do Alves Jr. fize­ram no Por­to, a con­vi­te da autar­quia, ten­do roda­do o fil­me no Bair­ro do Aleixo.

Com “Mad­ness”, João Via­na tam­bém regres­sa ao fes­ti­val de Ber­lim, cin­co anos depois de ter exi­bi­do “Tabatô” — nome­a­do para o Urso de Ouro — e “A Bata­lha de Tabatô”, dis­tin­gui­do com o pré­mio de melhor estreia.

O Fes­ti­val de Cine­ma de Ber­lim decor­re­rá de 15 a 25 de feve­rei­ro e do júri da com­pe­ti­ção de cur­tas faz par­te o rea­li­za­dor por­tu­guês Dio­go Cos­ta Ama­ran­te, Urso de Ouro em 2017, com “Cida­de Pequena”. 

por
publi­ca­do 14:39 — 09 janei­ro ’18 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus Festival

Fon­te.