IndieJúnior começa amanhã no Porto

indiejunior comeca amanha no porto
O 2.º Fes­ti­val Inter­na­ci­o­nal de Cine­ma Infan­til e Juve­nil do Por­to – Indi­e­Jú­ni­or Alli­anz, que tem como ambi­ção “apre­sen­tar o cine­ma infan­til e juve­nil mais cri­a­ti­vo e ori­gi­nal que se faz pelo mun­do fora”, inte­gra uma com­pe­ti­ção inter­na­ci­o­nal que con­ta com 50 fil­mes, lon­gas e cur­tas-metra­gens, dos géne­ros fic­ção, docu­men­tá­rio e animação.
São três os júris que vão ava­li­ar os fil­mes em com­pe­ti­ção. Um júri com­pos­to por pro­fis­si­o­nais da área atri­bui o Gran­de Pré­mio de Lon­ga-metra­gem e o Gran­de Pré­mio de Cur­ta-metra­gem; a deci­são da entre­ga do Pré­mio Esco­las para Melhor Fil­me cabe a um júri com­pos­to por jovens estu­dan­tes de três esco­las do Por­to; e, final­men­te, todos os espec­ta­do­res do Fes­ti­val esco­lhem o ven­ce­dor do Pré­mio do Públi­co Doc­tor­Gummy para Melhor Filme.

O pro­gra­ma do Fes­ti­val con­ta, igual­men­te, com diver­sas ati­vi­da­des para­le­las, des­de logo a ini­ci­a­ti­va “Eu Pro­gra­mo um Fes­ti­val de Cine­ma”, que con­tou com a par­ti­ci­pa­ção de três gru­pos de alu­nos de dife­ren­tes ciclos, que pro­gra­ma­ram três ses­sões da com­pe­ti­ção inter­na­ci­o­nal de cur­tas-metra­gens. O fes­ti­val ofe­re­ce ain­da a expo­si­ção “Expressar…com o Cine­ma de Ani­ma­ção”, con­ver­sas com rea­li­za­do­res, um deba­te sobre ques­tões de géne­ro na infân­cia e na ado­les­cên­cia, e a sec­ção “O Meu Pri­mei­ro Filme”.

A ses­são de aber­tu­ra, no Tea­tro Rivo­li, con­ta­rá com a pre­sen­ça da tur­ma de Pré-Esco­lar do Liceu Fran­cês, uma das esco­las que cola­bo­rou na esco­lha dos fil­mes des­te ano. Na Ses­são de Encer­ra­men­to, onde serão anun­ci­a­dos os ven­ce­do­res dos Gran­des Pré­mi­os de Lon­ga e Cur­ta-metra­gem, Pré­mio Esco­las para Melhor Fil­me e Pré­mio do Públi­co Doc­tor­Gummy, des­ta­que para a atu­a­ção do Coro Infan­til EB1 Da Lomba.

Fon­te.