Mais de 500 filmes na Monstra 2018

A home­na­gem ao cine­ma de ani­ma­ção de Estó­nia inclui fil­mes his­tó­ri­cos, con­tem­po­râ­ne­os, lon­gas-metra­gens e fil­mes para pais e filhos e retros­pe­ti­vas de rea­li­za­do­res, como Pri­it Pärn, Pri­it Ten­der, Kas­par Jan­cis, Ülo Pik­kov ou Rao Heidmets.
A home­na­gem ao cine­ma de ani­ma­ção de Estó­nia inclui fil­mes his­tó­ri­cos, con­tem­po­râ­ne­os, lon­gas-metra­gens e fil­mes para pais e filhos e retros­pe­ti­vas de rea­li­za­do­res, como Pri­it Pärn, Pri­it Ten­der, Kas­par Jan­cis, Ülo Pik­kov ou Rao Heid­mets. Do pro­gra­ma des­ta home­na­gem fará ain­da par­te uma ses­são de cur­tas este­re­os­có­pi­cas e a lon­ga “Lisa Limo­ne e a Laran­ja Maroc, uma Rápi­da His­tó­ria de Amor”, de Mait Laas.
Nas sec­ções com­pe­ti­ti­vas do fes­ti­val, des­ta­que para as sete lon­gas-metra­gens da com­pe­ti­ção inter­na­ci­o­nal: THE BREADWINNER, de Nora Two­mey, em estreia em Por­tu­gal; HAVE A NICE DAY, de Liu Jian; Ethel & Ernest, de Roger Mainwo­od; CINDERELLA THE CAT, de Ivan Cap­pi­el­lo, Mari­no Guar­ni­e­ri, Ales­san­dro Rak e Dario San­so­ne; RABBIT SCHOOLE, de Ute von Mün­chow-Pohl; THE ODDSOCKEATERS, de Gali­na Mikli­no­va; e A SILENT VOICE, de Nao­ko Yamada.

Do pro­gra­ma fazem ain­da par­te a com­pe­ti­ção naci­o­nal — Pré­mio Vas­co Gran­ja / SP Auto­res -, com­pos­ta por 12 cur­tas-metra­gens por­tu­gue­sas, a com­pe­ti­ção de Cur­tas-metra­gens, a com­pe­ti­ção de Estu­dan­tes, a com­pe­ti­ção Cur­tís­si­mas (fil­mes até 2 minu­tos) e a com­pe­ti­ção Mons­tri­nha, sec­ção do Fes­ti­val dedi­ca­da ao públi­co mais novo.

A MOSNTRA 2018 fará, igual­men­te, mais uma home­na­gem ao cine­ma de ani­ma­ção japo­nês, tra­zen­do a Lis­boa os rea­li­za­do­res osca­ri­za­dos Kunio Katō e Koji Yama­mu­ra para apre­sen­ta­rem alguns dos seus trabalhos.

Ante­ci­pan­do o arran­que ofi­ci­al do Fes­ti­val, no dia 7 de mar­ço será exi­bi­do o fil­me “A Ida­de da Pedra” (Early Man), rea­li­za­do por Nick Park. A 10 de mar­ço, o por­tu­guês Ema­nu­el Neva­do, da equi­pa de ani­ma­ção do fil­me e o rea­li­za­dor Nick Park, esta­rão na MONSTRA para dar uma mas­ter­clas­se e apre­sen­tar os seus filmes.

Outras sec­ções do Fes­ti­val inclu­em a exi­bi­ção de fil­mes his­tó­ri­cos, docu­men­tá­ri­os de ani­ma­ção, fil­mes de ani­ma­ção de ter­ror, fil­mes sen­su­ais para mai­o­res de 18 anos, e vide­o­clips de animação.

Des­ta­que ain­da para a Mons­tri­nha Pais e Filhos, com ses­sões gra­tui­tas para cri­an­ças até aos 3 anos e workshops de ani­ma­ção para pais e filhos, e as ses­sões nas esco­las e para as esco­las da gran­de Lis­boa, que inclu­em a MONSTRINHA. E e a MONSTRA Universitária.

Para mais infor­ma­ções, con­sul­te o pro­gra­ma com­ple­to da MONSTRA 2018, já dis­po­ní­vel no sítio do Festival.

Fon­te.