“£o Jorge” é o mais nomeado na edição 2018 dos prémios Sophia

Cinema Portugus

Os prmios da academia portuguesa de cinema sero entregues a 25 de maro.


“São Jorge” é o filme com mais nomeações na edição deste ano dos Prémios Sophia, da Academia Portuguesa de Cinema. As nomeações foram reveladas esta terça-feira, 27 de fevereiro, numa conferência de imprensa na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa. “São Jorge” arrecadou 14 nomeações incluindo Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator e Atriz Principal, Melhor Ator e Atriz Secundária e Melhor Argumento Original.

Tam­bém em des­ta­que, com vári­as nome­a­ções, incluin­do a pre­sen­ça na cate­go­ria de melhor fil­me, estão as lon­gas-metra­gens “Fáti­ma”, “Al Ber­to”, “A Fábri­ca de Nada” e “Fáti­ma”.

Os ato­res Mar­ga­ri­da Vila-Nova e Miguel Nunes anun­ci­a­ram a lis­ta com­ple­ta dos nome­a­dos que inclui: 


Melhor Fil­me

São Jorge 

A Fábri­ca de Nada 

Al Berto 

Fátima 




Melhor Realizador

Mar­co Mar­tins — São Jorge 

João Cani­jo — Fátima 

João Bote­lho — Peregrinação 

Pedro Pinho — A Fábri­ca de Nada 




Melhor Atriz Principal

Car­la Gal­vão — A Fábri­ca de Nada 

Rita Blan­co — Fátima 

Ana­be­la Morei­ra — Fátima 

Mari­a­na Nunes — São Jorge 

Melhor Ator Principal

Nuno Lopes — São Jorge 

Miguel Bor­ges — Uma Vida à Espera 

Cláu­dio da Sil­va — Peregrinação 

José Pimen­tão — Al Berto 

Melhor Atriz Secundária

Isa­bel Abreu — Uma Vida à Espera 

Bea­triz Batar­da — São Jorge 

Cata­ri­na Wal­lens­tein — Peregrinação 

Raquel Rocha Viei­ra — Al Berto 

Melhor Ator Secundário

Adri­a­no Luz — São Jorge 

José Rapo­so — São Jorge 

João Vil­las-Boas — Al Berto 

Duar­te Gri­lo — Al Berto 

Melhor Docu­men­tá­rio em Longa-Metragem

Ama-San 

Nos Inters­tí­ci­os da Rea­li­da­de ou o Cine­ma de Antó­nio de Macedo 

Treblinka 

Rosas de Ermera 

Melhor Argu­men­to Original

Ricar­do Adol­fo e Mar­co Mar­tins — São Jorge 

João Cani­jo — Fátima 

Vicen­te Alves do Ó — Al Berto 

Pau­lo Fili­pe Mon­tei­ro – Zeus 


Melhor Ban­da Sono­ra Original

Rodri­go Leão — 100 Metros 

Hugo Lei­tão, Nuno Malo, Rafa­el Toral — São Jorge 

Luís Bra­gan­ça Gil e Dani­el Ber­nar­des — Peregrinação 

Rita Redsho­es & The Legen­dary Tiger­man — Orna­men­to e Crime 

Melhor Can­ção Original

Semen­tes do Impos­sí­vel por Xutos e Pon­ta­pés — Índi­ce Médio de Felicidade 

Fim — com­po­si­ção e inter­pre­ta­ção Lúcia Moniz — Uma Vida à Espera 

VOODOO – com­po­si­ção de Rita Redsho­es & The Legen­dary Tiger­man e inter­pre­ta­ção de Rita Redsho­es — Orna­men­to e Crime 

Ribom­bar do Amor — Com­po­si­tor e intér­pre­te Jor­ge Pren­das — Delí­rio Em Las Vedras 

Melhor Foto­gra­fia

Car­los Lopes — São Jorge 

Luís Bran­qui­nho — Peregrinação 

Rui Poças — Al Berto 

Leo­nor Teles — Verão Danado 

Melhor Efei­tos Especiais/Caracterização

Nuno Este­ves “Blue” — Peregrinação 

Sara Meni­tra — Zeus 

Ale­xan­dra Espi­nhal — A Ilha dos Cães 

João Rapaz — Verão Danado 

Melhor Série

Madre Paula 

Vida­go Palace 

A Criação 

A Famí­lia Ventura 

Melhor Dire­ção Artística

Joa­na Car­do­so — Al Berto 

João Tor­res — Zeus 

Way­ne dos San­tos — São Jorge 

Bru­no Cal­dei­ra — A Ilha dos Cães 

Melhor Som

Oli­vi­er Blanc, Hugo Lei­tão — São Jorge 

Fran­cis­co Velo­so — Peregrinação 

Elsa Fer­rei­ra, Oli­vi­er Hes­pel, Gérard Rous­se­au — Fátima 

Pedro Melo, Elsa Fer­rei­ra e Bran­ko Nes­kov — Al Berto 

Melhor Guar­da Roupa

Joa­na Velo­so — Peregrinação 

Joa­na Car­do­so — Al Berto 

Síl­via Gra­bows­ki — Zeus 

Lucha D’O­rey — O Divã de Estaline 

Melhor Maqui­lha­gem e Cabelos

Abi­gail Macha­do e Mário Leal — Al Berto 

Rita Cas­tro, Feli­pe Mui­ron — Peregrinação 

Dja­ni­ra Ciri­lo da Cruz, Maria Almei­da (Nani) — São Jorge 

Nuno Este­ves “Blue” e Mizé Sil­ves­tre — O Divã de Estaline 

Melhor Mon­ta­gem

Mari­a­na Gai­vão — São Jorge 

João Braz — Peregrinação 

Cláu­dia Oli­vei­ra, Edgar Feld­man, Luí­sa Homem — A Fábri­ca de Nada 

Pedro Ribei­ro, Pedro Mari­nho, Vas­co Car­va­lho — Índi­ce Médio de Felicidade 

Melhor Argu­men­to Adaptado

Pedro Pinho, Lui­sa Homem, Leo­nor Noi­vo, Tia­go Hes­pa­nha base­a­do na peça ori­gi­nal “The Nothing Fac­tory” de Judith Herz­berg — A Fábri­ca de Nada 

João Bote­lho adap­ta­do do livro de Fer­não Men­des Pin­to — Peregrinação 

David Macha­do e Tia­go R. San­tos — Índi­ce Médio de Felicidade 

Jor­ge Antó­nio, Pau­lo Lei­te e Vir­gi­lio Almei­da base­a­do no livro “Os Senho­res do Are­al” de Hen­ri­que Abran­ches — A Ilha dos Cães 

Melhor Docu­men­tá­rio em Curta-Metragem

Antó­nio E Cata­ri­na de Cris­ti­na Hanes 

Reis Do Ser­tão de Pablo Antonio 

Où En Êtes-Vous, João Pedro Rodri­gues? de João Pedro Rodrigues 

O Homem Eter­no de Luís Costa 

Melhor Cur­ta-Metra­gem de Ficção

Coe­lho Mau de Car­los Conceição 

Altas Cida­des De Ossa­das de João Salaviza 

A Lín­gua de Adri­a­na Mar­tins da Silva 

Antes que a noi­te venha – Falas de Antí­go­na de Joa­quim Pavão 

Cur­ta-Metra­gem de Animação

A Gru­ta De Darwin de Joa­na Toste 

Das Gave­tas Nas­cem Sons de Vítor Hugo 

Água Mole de Lau­ra Gon­çal­ves e Ale­xan­dra Rami­res (Xá)

Toca­do­ra de Joa­na Imaginário 

Pré­mio Sophia Estudante

Sno­o­ze de Dinis Leal Macha­do — ESMAD 

A Cla­ra­bóia de Alí­cia Morei­ra — IPCA 

Irís de Rena­to Arroyo e Fran­cis­co Fer­rei­ra — Uni­ver­si­da­de Lusófona 

Blon­des Make the Best Vic­tims de Rita Ven­tu­ra – ESAD 

Pré­mio Méri­to e Excelência

Ana Lorena 

Lau­ro António 

Artur Correia 


Além da reve­la­ção dos nome­a­dos, a con­fe­rên­cia de impren­sa incluiu tam­bém a entre­ga do pré­mio de Melhor Car­taz Sophia 2017 a Luís Car­los Ama­ro, pelo car­taz do fil­me “Tre­blin­ka”. Foram ain­da reve­la­dos os dois car­ta­zes que fica­ram em segun­do e ter­cei­ro lugar na vota­ção: o do fil­me “A Flo­res­ta das Almas Per­di­das”, dese­nha­do por José Pedro Lopes e Fran­cis­co Lobo, e o do fil­me “Orna­men­to e Cri­me” de Antó­nio Antu­nes (Tó Tripes). 

Este ano, a entre­ga dos Pré­mi­os Sophia decor­re­rá, pela pri­mei­ra vez, no Casi­no Esto­ril, a 25 de março. 

por Ant­nio Quintas
publi­ca­do 20:33 — 27 feve­rei­ro ’18 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus

Fon­te.