Margarida Leitão leciona módulo de História e Linguagem do Cinema

No módulo de História e Linguagem do Cinema, Margarida Leitão irá apresentar aos formandos à história e teoria do cinema, analisando o desenvolvimento da linguagem e estética cinematográfica, desde a sua origem até à atualidade.

O conteúdo Margarida Leitão leciona módulo de História e Linguagem do Cinema aparece primeiro em Caminhos Film Festival.

Centro de Estudos Cinematográficos

Os for­man­dos serão apre­sen­ta­dos à his­tó­ria e teo­ria do cine­ma, ana­li­sando o desen­vol­vi­mento da lin­gua­gem e esté­tica cine­ma­to­grá­fica, des­de a sua ori­gem até à atu­a­li­dade.

Com foco no cine­ma docu­men­tal, tem iní­cio na pró­xima quar­ta fei­ra, dia 14 de mar­ço, a for­ma­ção para o módu­lo de His­tó­ria e Lin­gua­gem do Cine­ma, no decor­rer do cur­so de cine­ma Cine­ma­lo­gia 8”. Leci­o­nado pela rea­li­za­dora Mar­ga­rida Lei­tão, com este módu­lo pre­­ten­de-se dotar os for­man­dos de conhe­ci­men­tos gerais sobre a his­tó­ria do cine­ma, sen­do capa­zes de reco­nhe­cer e iden­ti­fi­car as ques­tões bási­cas da lin­gua­gem cine­ma­to­grá­fica. Outros obje­ti­vos pas­sam igual­mente por esti­mu­lar a capa­ci­dade de uti­li­za­ção prá­tica dos con­cei­tos ana­li­sa­dos e fomen­tar a cri­a­ção de cons­ci­ên­cia crí­tica e de aná­lise sobre a ima­gem em movi­mento, assim como cri­ar bases gerais para temas pos­sí­veis para o alu­nos pro­du­zi­rem no cur­so.

Mar­ga­rida Lei­tão é licen­ci­ada em Mon­ta­gem de Cine­ma e é mes­tre em Desen­vol­vi­mento de Pro­jeto Cine­ma­to­grá­fico, na espe­ci­a­li­dade de Dra­ma­tur­gia e Rea­li­za­ção, pela Esco­la Supe­rior de Tea­tro e Cine­ma. Além de se dedi­car à rea­li­za­ção, tra­ba­lha regu­lar­mente como mon­ta­dora e ano­ta­dora. Atu­al­mente é pro­fes­sora na área da mon­ta­gem na Esco­la Supe­rior de Tea­tro e Cine­ma, e do docu­men­tá­rio na ETIC- Esco­la de Tec­no­lo­gias Ino­va­ção e Cri­a­ção. A sua pri­meira cur­ta Kilandukilu/​Diversão” ganhou uma men­ção hon­rosa no Fes­ti­val Inter­na­ci­o­nal de Cur­tas de Vila do Con­de.

Kilandukilu

O Depar­ta­mento de Enge­nha­ria Infor­má­tica da FCTUC rece­be esta for­ma­ção de 8 horas, com iní­cio às 10 horas e fim às 19 horas no pró­ximo dia 14 de mar­ço.

Mais infor­ma­ções estão dis­po­ní­veis na pági­na do módu­lo.

Fon­te.