Realizadoras portuguesas premiadas em França

Tere­sa Vil­la­ver­de ven­ceu o Prix Sau­va­ge, pré­mio prin­ci­pal do fes­ti­val L’Eu­ro­pe autour de l’Eu­ro­pe, pela sua obra COLO. O júri, pre­si­di­do pela rea­li­za­do­ra Ralit­za Petro­va e com­pos­to pelos rea­li­za­do­res Rafa­el Lewan­dows­ki e Sza­bolcs Tol­nai, pelo crí­ti­co de cine­ma Tue Ste­en Mül­ler e pelo pro­du­tor György Raduly, atri­buiu o pré­mio por una­ni­mi­da­de “pela huma­ni­da­de e pro­fun­di­da­de com que tra­ta o seu tema e pela pre­ci­são das suas esco­lhas for­mais, que per­ma­ne­cem sem­pre sinceras”.

TERRA FRANCA, de Leo­nor Teles, sele­ci­o­na­do para a Com­pe­ti­ção Inter­na­ci­o­nal do fes­ti­val Ciné­ma du Réel, ven­ceu o Prix Inter­na­ti­o­nal de la Scam, pré­mio atri­buí­do pela Socié­té civi­le des auteurs mul­ti­mé­dia (Scam) a um fil­me sele­ci­o­na­do pelo fes­ti­val para a refe­ri­da categoria. 

O fes­ti­val Ciné­ma du Réel, que, além de TERRA FRANCA, de Leo­nor Teles, con­tou com os por­tu­gue­ses BARULHO, ECLIPSE, de Ico Cos­ta; EXTINÇÃO, de Salo­mé Lamas; e SPEEL REEL, de Fili­pa César, na sec­ção Ir/Réel, decor­reu em Paris, entre 23 de mar­ço e 1 de abril. 

Tam­bém a 13.ª edi­ção do L’Eu­ro­pe autour de l’Eu­ro­pe, fes­ti­val de fil­mes euro­peus de Paris, decor­reu entre 23 de mar­ço e 1 de abril, naque­la cida­de francesa.

Fon­te.