Curtas-metragens portuguesas em destaque no Festival de Oberhausen

Sara F.”, de Miguel Fon­se­ca, e uma anto­lo­gia de Salo­mé Lamas, fazem par­te da pro­gra­ma­ção do even­to que terá lugar em maio. 

Cinema Portugus Curta-metragem

Sara F.”, de Miguel Fonseca, e uma antologia de Salom Lamas, fazem parte da programao do evento que ter lugar em maio.

A curta-metragem “Sara F.”, de Miguel Fonseca, integra a competição internacional do 64º Festival de Curtas-Metragens de Oberhausen, um dos mais importantes da Europa, a decorrer naquela cidade alemã entre 3 e 8 de maio. O mesmo evento inclui ainda uma antologia de obras da realizadora Salomé Lamas que será mostrada na secção Profiles.

Rea­li­za­da por Miguel Fon­se­ca e pro­du­zi­da pela O Som e a Fúria (Luís Urba­no e San­dro Agui­lar), a cur­ta-metra­gem “Sara F.” nar­ra his­tó­ria de Rute, uma ado­les­cen­te como tan­tas outras, que tem um segre­do que nin­guém conhe­ce: rece­be men­sa­gens de ódio de Sara F., levan­tan­do ques­tões sobre a pri­va­ci­da­de e a vio­lên­cia na era contemporânea. 

Para o rea­li­za­dor, “é uma hon­ra” ver a sua cur­ta-metra­gem selec­ci­o­na­da para a com­pe­ti­ção de Oberhau­sen e espe­ra que a nome­a­ção seja uma ala­van­ca para “poder vol­tar a fil­mar em breve”. 

A obra de Salo­mé Lamas esta­rá em des­ta­que na sec­ção Pro­fi­les, dedi­ca­da a reve­lar o tra­ba­lho de ins­ti­tui­ções ou auto­res con­si­de­ra­dos impor­tan­tes na apos­ta con­ti­nu­a­da no for­ma­to de cur­ta duração. 

Entre 3 e 4 de maio serão exi­bi­das as seguin­tes cur­tas-metra­gens da rea­li­za­do­ra por­tu­gue­sa: um excer­to de “Eldo­ra­do XXI” (2016), “Coup de Grâ­ce” (2017), “Gol­den Dawn” (2011), “The­a­trum Orbis Ter­ra­rum” (2013), “A Tor­re” (2015) e final­men­te “Ubi Sunt” (2017), que este­ve em com­pe­ti­ção na últi­ma edi­ção do festival. 

De acor­do com o fes­ti­val de Oberhau­sen, as obras de Salo­mé Lamas “retra­tam o trau­ma e a vio­lên­cia apa­ren­te­men­te não-repre­sen­tá­veis” atra­vés de cons­tru­ções que rela­ci­o­nam a nar­ra­ção, a memó­ria e a história. 

O Fes­ti­val Inter­na­ci­o­nal de Cur­tas-Metra­gens de Oberhau­sen decor­re entre 3 e 8 de maio e é con­si­de­ra­do um dos mais impor­tan­tes do mun­do no géne­ro cine­ma experimental. 

por CINEMAX com Agn­cia da Cur­ta Metra­gem
publi­ca­do 11:54 — 26 abril ’18 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus Curta-metragem

Fon­te.