Novo apoio Ibermedia para profissionais da indústria audiovisual ibero-americana e italiana

O Iber­me­dia apre­sen­ta a sua nova moda­li­da­de de Apoio a Pro­gra­mas de For­ma­ção ori­en­ta­do para pro­fis­si­o­nais da indús­tria audi­o­vi­su­al ibe­ro-ame­ri­ca­na (Amé­ri­ca Lati­na, Espa­nha e Por­tu­gal), bem como a pro­fis­si­o­nais ita­li­a­nos des­se sec­tor, no cum­pri­men­to dos obje­ti­vos do Pro­gra­ma rela­ci­o­na­dos com esta linha, nome­a­da­men­te: [1] favo­re­cer a for­ma­ção con­tí­nua para os pro­fis­si­o­nais da ges­tão empre­sa­ri­al audi­o­vi­su­al, [2] pro­mo­ver a uti­li­za­ção e o desen­vol­vi­men­to de novas tec­no­lo­gi­as por estes pro­fis­si­o­nais da ges­tão empre­sa­ri­al, e [3] incen­ti­var a coo­pe­ra­ção e a tro­ca de conhe­ci­men­tos entre o sec­tor profissional. 

Esta moda­li­da­de é diri­gi­da a Pro­gra­mas de For­ma­ção rea­li­za­dos por enti­da­des regis­ta­das em algum dos paí­ses mem­bros do Iber­me­dia, que atra­vés de um núme­ro deter­mi­na­do de bol­sas cum­pre o seu obje­ti­vo de favo­re­cer a for­ma­ção con­tí­nua dos pro­fis­si­o­nais da indús­tria na Ibe­ro-Amé­ri­ca e Itália. 

Os can­di­da­tos a rece­be­rem tais apoi­os devem per­ten­cer a uma das cate­go­ri­as seguintes:

• Esco­las de cine­ma e/ou televisão.

• Uni­ver­si­da­des.

• Cen­tros de for­ma­ção pro­fis­si­o­nal especializados.

• Soci­e­da­des pri­va­das per­ten­cen­tes à indús­tria audiovisual.

• Organizações/associações pro­fis­si­o­nais per­ten­cen­tes à indús­tria audiovisual.

• As tele­vi­sões podem ser par­cei­ras mas não candidatas.

• Não serão acei­tes as can­di­da­tu­ras apre­sen­ta­das por pes­so­as físicas. 

Do mes­mo modo, são con­di­ções para serem selecionados:

• Os pro­gra­mas de for­ma­ção devem ser aces­sí­veis aos pro­fis­si­o­nais de todos os paí­ses ibe­ro-ame­ri­ca­nos, aos quais se soma a Itália.

• Os pro­gra­mas de for­ma­ção devem rea­li­zar-se obri­ga­to­ri­a­men­te ao lon­go do ano seguin­te àque­le em que o apoio foi concedido.

• A enti­da­de reque­ren­te de apoio finan­cei­ro do Iber­me­dia deve garan­tir que a mai­or par­te dos par­ti­ci­pan­tes na ati­vi­da­de de for­ma­ção que rece­be­rem as bol­sas do Iber­me­dia são de naci­o­na­li­da­de dife­ren­te da da enti­da­de reque­ren­te e, na medi­da do pos­sí­vel, que haja repre­sen­ta­ti­vi­da­de regi­o­nal na dis­tri­bui­ção de bol­sas (diver­si­da­de de pro­ve­ni­ên­cia de paí­ses ibe­ro-ame­ri­ca­nos e da Itá­lia), sem detri­men­to dos padrões de qua­li­da­de esta­be­le­ci­dos na sele­ção dos participantes. 

As ini­ci­a­ti­vas de for­ma­ção devem abor­dar um dos assun­tos seguintes:

a) Ges­tão eco­nó­mi­ca, comer­ci­al e legal numa pers­pe­ti­va ibe­ro-ame­ri­ca­na (pro­mo­ção e comer­ci­a­li­za­ção, mar­ke­ting e publi­ci­da­de, ven­das e dis­tri­bui­ção, pro­du­ção cri­a­ti­va, direi­tos de pro­pri­e­da­de inte­lec­tu­al, ges­tão legal e financeira).

b) Desen­vol­vi­men­to de pro­je­tos. Ava­li­a­ção de pro­je­tos des­de a pro­du­ção, pro­mo­ção e comer­ci­a­li­za­ção de casos con­cre­tos, atra­vés de um acon­se­lha­men­to e uma assis­tên­cia pro­fis­si­o­nal prática.

c) Patri­mó­nio fíl­mi­co. For­ma­ção em con­ser­va­ção, pre­ser­va­ção e difu­são, nome­a­da­men­te rela­ci­o­na­do com a uti­li­za­ção das novas tecnologia.

d) Novos mei­os e novas tec­no­lo­gi­as. Pro­gra­mas de for­ma­ção e de liga­ção dos pro­fis­si­o­nais emer­gen­tes à indús­tria audi­o­vi­su­al, no cam­po de téc­ni­cas de escri­ta de argu­men­to e de novas tecnologias. 

As con­di­ções gerais de can­di­da­tu­ra, bem como o for­mu­lá­rio de ins­cri­ção estão dis­po­ní­veis na pági­na do Iber­me­dia.

Fon­te.