Summer School em Materialidades da Literatura

matlit summerschool 06

Divul­ga­mos a 6ª Sum­mer Scho­ol em Mate­ri­a­li­da­des da Lite­ra­tu­ra. Esta acti­vi­da­de tem por títu­lo «Ofi­ci­na de Pro­ces­sing» e con­sis­te numa ini­ci­a­ção à lin­gua­gem de pro­gra­ma­ção Pro­ces­sing. O cur­so decor­re entre 16 e 19 de julho de 2018 no Depar­ta­men­to de Enge­nha­ria Infor­má­ti­ca da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra (Polo II).

O cur­so visa intro­du­zir a lin­gua­gem e ambi­en­te de pro­gra­ma­ção Pro­ces­sing, uma pla­ta­for­ma des­ti­na­da a sim­pli­fi­car a escri­ta de pro­gra­mas de con­tex­to mai­o­ri­ta­ri­a­men­te visu­al e com lar­ga apli­ca­ção nas artes visu­ais, new media e design. Nes­te cur­so serão apre­sen­ta­dos os con­cei­tos fun­da­men­tais da pro­gra­ma­ção, assim como as fun­ci­o­na­li­da­des mais rele­van­tes da lin­gua­gem Pro­ces­sing. O cur­so tem a dura­ção de 20 horas, sen­do com­pos­to por cin­co módu­los ini­ci­ais de natu­re­za teó­ri­co-prá­ti­ca e três módu­los prá­ti­cos, nos quais os par­ti­ci­pan­tes terão a pos­si­bi­li­da­de de desen­vol­ver pro­gra­mas de tema livre. A for­ma­ção será asse­gu­ra­da por docen­tes do Depar­ta­men­to de Enge­nha­ria Infor­má­ti­ca (DEI) com expe­ri­ên­cia no ensi­no de dis­ci­pli­nas de pro­gra­ma­ção e design. Para a frequên­cia do cur­so não se requer qual­quer conhe­ci­men­to pré­vio de lin­gua­gens de pro­gra­ma­ção. No final do cur­so é emi­ti­do um cer­ti­fi­ca­do de frequên­cia. PDF com o Pro­gra­ma do Cur­so.

As ins­cri­ções rea­li­zam-se até 15 de junho de 2018, atra­vés de uma men­sa­gem de cor­reio ele­tró­ni­co para Tia­go San­tos, [email protected] (indi­car no cam­po do assun­to: “Ins­cri­ção Pro­ces­sing”). O cur­so tem o cus­to de 60€ (geral) ou 40€ (estu­dan­tes do Pro­gra­ma de Dou­to­ra­men­to em Mate­ri­a­li­da­des da Lite­ra­tu­ra). O paga­men­to é fei­to por trans­fe­rên­cia ban­cá­ria para o NIB: PT50 001000001573769010639 (Facul­da­de de Letras da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra) até 15 de junho de 2018. Para emis­são do reci­bo deve ser indi­ca­do nome, mora­da e n.º de con­tri­buin­te do par­ti­ci­pan­te ou da enti­da­de que paga a par­ti­ci­pa­ção. Núme­ro máxi­mo de ins­cri­ções: 20. Núme­ro míni­mo de ins­cri­ções: 8. Na even­tu­a­li­da­de de este Cur­so não se rea­li­zar, será devol­vi­do o mon­tan­te pago pela ins­cri­ção. Todos os ins­cri­tos serão noti­fi­ca­dos até 22 de junho de 2018.