Palmarés FEST 2018

LUPO, do por­tu­guês Pedro Lino, mere­ceu uma men­ção hon­ro­sa do júri da com­pe­ti­ção des­te ano para o Lin­ce de Ouro de Melhor Lon­ga-metra­gem de Docu­men­tá­rio, com­pos­to por Ravit Tur­je­man, Jus­tin Jaec­kle e Nel­son Guer­rei­ro. O docu­men­tá­rio sobre a vida do rea­li­za­dor Rino Lupo, “extra­or­di­ná­rio íco­ne da His­tó­ria do Cine­ma mudo em Por­tu­gal”, ven­ceu tam­bém o Pré­mio do Públi­co Cineu­ro­pa para longas-metragens. 

O júri do lin­ce de Ouro de Melhor Lon­ga-metra­gem de Fic­ção, com­pos­to por Ángel San­tos, Luís Gal­vão Teles e Nacy Bishop, dis­tin­guiu ain­da duas obras nes­ta com­pe­ti­ção, com a atri­bui­ção de duas men­ções hon­ro­sas, uma a I’M NOT A WITCH, de Run­ga­no Nyo­ni, e outra a WINTER BROTHERS, de Hly­nur Palmason. 

Na com­pe­ti­ção de Cur­tas-metra­gens, o Lin­ce de Pra­ta para melhor fil­me de Fic­ção foi para EXCUSE ME, I’M LOOKING FOR THE PING PONG ROOM AND MY GIRLFRIEND, de Ber­nhard Wen­ger, com uma men­ção hon­ro­sa para THE TREEHOUSE, de Juan Sebas­tián Que­bra­da. DUST, de Jabuk Radej, ven­ceu o pré­mio de melhor Cur­ta-metra­gem de Docu­men­tá­rio e CONECTION, de Hori­zoe Gar­cia Miran­da, mere­ceu uma men­ção hon­ro­sa nes­ta cate­go­ria. O Lin­ce de Pra­ta para melhor cur­ta expe­ri­men­tal foi entre­gue a HOME EXERCISES, de Sarah Fri­e­dland, e OH MOTHER!, de Pau­li­na Ziol­kows­ka, ven­ceu na cate­go­ria de Ani­ma­ção, onde foi tam­bém atri­buí­da uma men­ção hon­ro­sa a A CAT’S CONSCIOUSNESS, de Andrea Guizar. 

O ven­ce­dor do Gran­de Pré­mio Naci­o­nal, entre­gue à Melhor Cur­ta-metra­gem Por­tu­gue­sa, foi ÁGUA MOLE, de Lau­ra Gon­çal­ves e Ale­xan­dra Rami­res (Xá), ten­do sido atri­buí­das duas men­ções hon­ro­sas, uma a FIDALGA, de Flá­vio Fer­rei­ra, e outra a UMA FORMIGA, de João Veloso. 

SNAKE, de Titas Lau­cius, ven­ceu o Pré­mio do Públi­co Cineu­ro­pa na cate­go­ria de melhor cur­ta-metra­gem e na com­pe­ti­ção NEXXT, dedi­ca­da a tra­ba­lhos de esco­la, o gran­de ven­ce­dor foi PARALLAXE, de Ali­ne Magrez, ten­do 212, de Boaz Fran­kel, rece­bi­do uma Men­ção Honrosa. 

Os pré­mi­os do FES­Ti­nha, sec­ção dedi­ca­da ao públi­co infan­til e com um júri com­pos­to por cri­an­ças e ado­les­cen­tes de ida­des dife­ren­tes, foram entre­gues a ACHOO, de Lucas Bou­trot, Éli­se Car­ret, Mao­ris Cre­an­tor, Pier­re Hubert, Camil­le Lacroix, e Char­lot­te Per­roux, na cate­go­ria de Sub6, FRUITS OF CLOUDS, de Kate­ri­na Karhán­ko­vá, Pré­mio Sub12, e MALE MURALS, de Tadashi Naka­mu­ra, Pré­mio Sub16. 

Além dos pré­mi­os atri­buí­dos aos fil­mes em com­pe­ti­ção no Pro­gra­ma de Cine­ma do Fes­ti­val, foram tam­bém já anun­ci­a­dos os ven­ce­do­res do Pit­ching Forum, sec­ção do fes­ti­val que per­mi­te o finan­ci­a­men­to e copro­du­ção inter­na­ci­o­nal de pro­je­tos cine­ma­to­grá­fi­cos, onde foram dis­tin­gui­dos nove fil­mes, nas cate­go­ri­as Docu­men­tá­rio, Cur­ta-metra­gem e Longa-metragem.

Conhe­ça a lis­ta com­ple­ta dos ven­ce­do­res do Pit­ching Fórum 2018.

O FEST – Novos Rea­li­za­do­res | Novo Cine­ma con­tou com mais de 240 fil­mes na pro­gra­ma­ção, dois quais mais de cem em com­pe­ti­ção nas dife­ren­tes secções.

Fon­te.