Programa Curtas Vila do Conde com mais de 200 filmes

Segun­do comu­ni­ca­do do fes­ti­val, os 17 fil­mes sele­ci­o­na­dos para a Com­pe­ti­ção Naci­o­nal são: 3 ANOS DEPOIS, de Mar­co Ama­ral; À TONA, de Fili­pe Abran­ches; AGOURO, de David Dou­tel e Vas­co Sá; ÁGUA FORTE, de Móni­ca Bap­tis­ta; ANTEU, de João Vla­di­mi­ro; AQUAPARQUE, de Ana Morei­ra; DECLIVE, de Edu­ar­do Bri­to; ENTRE SOMBRAS, de Ali­ce Eça Gui­ma­rães e Móni­ca San­tos; EQUINÓCIO, de Ivo M. Fer­rei­ra; MADNESS, de João Via­na; NEVOEIRO, de Dani­el Velo­so; ONDE O VERÃO VAI (EPISÓDIOS DA JUVENTUDE), de David Pinhei­ro Vicen­te; PAS DE CONFETTIS, de Bru­no Fer­rei­ra; PIXEL FRIO, de Rodri­go Arei­as; PLACENTA, de Pau­lo Lima; SARA F., de Miguel Fon­se­ca e SHEILA, de Gon­ça­lo Loureiro.
Na Com­pe­ti­ção Inter­na­ci­o­nal vão estar trin­ta e uma cur­tas-metra­gens, entre as quais se con­tam os tra­ba­lhos de cine­as­tas como Ben Rivers e Ben Rus­sell, Ber­trand Man­di­co, Hele­na Girón e Samu­el M. Del­ga­do e João Pau­lo Miran­da Maria.

No pro­gra­ma das sec­ções com­pe­ti­ti­vas inclu­em-se, ain­da, a Com­pe­ti­ção Expe­ri­men­tal, que con­ta com 17 fil­mes, a Com­pe­ti­ção de Víde­os Musi­cais, dedi­ca­da à rela­ção entre músi­ca e cine­ma, e a Com­pe­ti­ção Take One!, que inte­gra fil­mes de esco­la e que este ano foi alar­ga­da a mais seis paí­ses euro­peus, além de Portugal.

De des­ta­car, igual­men­te, a pro­gra­ma­ção espe­ci­al do Cur­ti­nhas, que além da sec­ção com­pe­ti­ti­va divi­di­da em três fai­xas etá­ri­as (M/3, M/6 e M/10), inclui ain­da vári­os workshops e outras ati­vi­da­des didá­ti­cas dedi­ca­das aos mais pequenos.

Em para­le­lo, esta­rá a decor­rer na Solar Gale­ria de Arte Cine­má­ti­ca a expo­si­ção New Spain, comis­sa­ri­a­da por José Manu­el Lopez, cura­dor espa­nhol, e Nuno Rodri­gues, codi­re­tor do fes­ti­val e coor­de­na­dor da gale­ria, e onde será pos­sí­vel ver ins­ta­la­ções site-spe­ci­fic de Sete artistas/cineastas espa­nhóis – Car­la Andra­de, Inés Gar­cía, Lai­da Lert­xun­di, Lois Patiño, Nata­lia Marín e Hele­na Girón e Samu­el M. Delgado .

O Fes­ti­val apre­sen­ta ain­da a ses­são espe­ci­al Pro­du­ções Cur­tas que inte­gra os fil­mes RIO ENTRE AS MONTANHAS, de José Magro, pro­du­zi­do no âmbi­to do 72 Hour Film Pro­ject, do fes­ti­val Han­cheng Jinzhen; CIRCO DO AMOR, de Miguel Cla­ra Vas­con­ce­los, pro­du­zi­do com apoio do ICA – Ins­ti­tu­to do Cine­ma e Audi­o­vi­su­al para cur­tas-metra­gens de fic­ção, e NÁUFRAGOS, de Pedro Neves, pro­du­zi­do no âmbi­to dos workshops da Ani­mar 13.

DIAMANTINO, de Dani­el Sch­midt e Gabri­el Abran­tes, foi o fil­me esco­lhi­do para a aber­tu­ra do Fes­ti­val e da sec­ção Da Cur­ta à Lon­ga, que inclui tam­bém os fil­mes LE MONDE EST À TOI, de Romain Gavras, THE GREEN FOG, de Guy Mad­din, Evan John­son e Galen John­son, e ain­da UN COUTEAU DANS LE COEUR, de Yann Gonzalez

O 26º Cur­tas Vila do Con­de decor­re entre 14 e 22 de julho, e con­ta com o apoio do pro­gra­ma MEDIA/Europa Cri­a­ti­va, da Câma­ra Muni­ci­pal de Vila do Con­de, do Minis­té­rio da Cul­tu­ra, do Ins­ti­tu­to do Cine­ma e Audi­o­vi­su­al, entre outros.

Con­sul­te aqui a pro­gra­ma­ção com­ple­ta das sec­ções com­pe­ti­ti­vas do fes­ti­val.

Fon­te.