Cinema português em Locarno 2018

Duas pro­du­ções por­tu­gue­sas inte­gram a pro­gra­ma­ção do fes­ti­val suí­ço que decor­re em agosto. 

Cinema Portugus

Duas produes portuguesas integram a programao do festival suo que decorre em agosto.

Os filmes “3 anos depois”, de Marco Amaral, e “Sobre tudo sobre nada”, de Dídio Pestana, integram a competição do festival de cinema de Locarno, que decorrerá em agosto na Suíça, foi hoje anunciado.

Segun­do a pro­gra­ma­ção reve­la­da em con­fe­rên­cia de impren­sa em Ber­na, “3 anos depois”, cur­ta-metra­gem de Mar­co Ama­ral, com­pe­ti­rá na sec­ção “Par­di di doma­ni”, enquan­to a lon­ga-metra­gem “Sobre tudo sobre nada”, pri­mei­ra obra de Dídio Pes­ta­na, foi sele­ci­o­na­da para a sec­ção “Signs of Life”. 

Há ain­da duas copro­du­ções por­tu­gue­sas no fes­ti­val: “Grba­vi­ca”, de Manel Raga Raga (Portugal/Bósnia Herzegovina/Espanha) na sec­ção “Par­di di doma­ni”, e “Como Fer­nan­do Pes­soa sal­vou Por­tu­gal” (Portugal/França/ Bél­gi­ca), do rea­li­za­dor nor­te-ame­ri­ca­no Eugè­ne Gre­en e com elen­co por­tu­guês, no pro­gra­ma “Signs of life”. 

O júri “Par­di di doma­ni”, pre­si­di­do pelo rea­li­za­dor fran­cês Yann Gon­za­lez, inte­gra tam­bém a rea­li­za­do­ra por­tu­gue­sa Mar­ta Mateus e o nepa­lês Dee­pak Rauniyar. 

Nes­ta 71.ª edi­ção do fes­ti­val de Locar­no, que decor­re­rá de 1 a 11 de agos­to, o cine­ma por­tu­guês esta­rá ain­da em foco no pro­gra­ma “First Look”, no qual serão exi­bi­dos entre cin­co a sete fil­mes por­tu­gue­ses em fase de pós-pro­du­ção, para uma audi­ên­cia com­pos­ta ape­nas por pro­fis­si­o­nais, entre pro­gra­ma­do­res, exi­bi­do­res, dis­tri­bui­do­res e produtores. 

Não foram ain­da reve­la­dos os pro­je­tos selecionados. 

Em feve­rei­ro, quan­do o fes­ti­val anun­ci­ou a esco­lha de Por­tu­gal para este pro­gra­ma, a dire­to­ra artís­ti­ca adjun­ta de Locar­no, Nadia Dres­ti, afir­ma­va que “o cine­ma por­tu­guês tem sido sem­pre acla­ma­do pela exce­lên­cia artís­ti­ca por par­te da crí­ti­ca, mas ao mes­mo tem­po tem cati­va­do os dis­tri­bui­do­res e os prin­ci­pais fes­ti­vais internacionais”. 

Numa par­ce­ria em con­jun­to com o Ins­ti­tu­to do Cine­ma e Audi­o­vi­su­al (ICA), o pro­gra­ma tem por obje­ti­vo garan­tir a fina­li­za­ção e a inter­na­ci­o­na­li­za­ção dos fil­mes a selecionar. 

por CINEMAX com agncias 
publi­ca­do 13:24 — 11 julho ’18 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus

Fon­te.