Como Fernando Pessoa Salvou Portugal” no Festival de Locarno

Cinema Portugus

A co-produo franco-portuguesa foi realizada por Eugne Green.

Arti­go recomendado:
Como Fernando Pessoa Salvou Portugal no Festival de Locarno
Cine­ma Portugus 

Cine­ma por­tu­gus em Locar­no 2018 Duas pro­du­es por­tu­gue­sas inte­gram a pro­gra­mao do fes­ti­val suo que decor­re em agosto. 

A curta-metragem “Como Fernando Pessoa Salvou Portugal”, de Eugène Green, vai integrar a competição da secção Signs of Life da 71.ª edição do Festival de Locarno, que decorre de 1 a 11 de agosto de 2018.

“Como Fer­nan­do Pes­soa Sal­vou Por­tu­gal”, que estre­a­rá em Por­tu­gal no dia 22 de Julho com hon­ras de encer­ra­men­to no Cur­tas Vila do Con­de – Fes­ti­val Inter­na­ci­o­nal de Cine­ma, é o mais recen­te fil­me do fran­cês Eugè­ne Gre­en. Tra­ta-se de uma copro­du­ção entre Fran­ça (Noo­dles Pro­duc­ti­on), Bél­gi­ca (Les Films du Fleu­ve dos irmãos Dar­den­ne) e Por­tu­gal (O Som e a Fúria) e será exi­bi­do em Locar­no na sec­ção Signs of Life. 

A cur­ta-metra­gem, pro­ta­go­ni­za­da por Car­lo­to Cot­ta, Manu­el Mozos, Dio­go Dória, Ale­xan­dro Pier­ro­ni Cala­do, Ricar­do Gross, Mia Tomé e o pró­prio Eugê­ne Gre­en, é uma bem humo­ra­da via­gem ao uni­ver­so de Fer­nan­do Pes­soa. A nar­ra­ti­va é base­a­da num dos epi­só­di­os mais céle­bres da car­rei­ra publi­cis­ta do hete­ró­ni­mo Álva­ro de Cam­pos, autor do céle­bre slo­gan “Pri­mei­ro estra­nha-se, depois entra­nha-se”, cri­a­do em 1927 para a entra­da da Coca-Cola em ter­ri­tó­rio por­tu­guês. A bebi­da viria a ser proi­bi­da em Por­tu­gal e só che­ga­ria a ser comer­ci­a­li­za­da 50 anos depois daque­le episódio. 

Eugè­ne Gre­en nas­ceu nos Esta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca, em 1947, mas obte­ve a naci­o­na­li­da­de fran­ce­sa em 1976. As suas lon­gas “Le points des arts” (2004), “A Reli­gi­o­sa Por­tu­gue­sa” (2009), “La Sapienza”(2014) foram todas exi­bi­das em Locarno. 

“Como Fer­nan­do Pes­soa Sal­vou Por­tu­gal”, de Eugè­ne Gre­en, é pro­mo­vi­do e dis­tri­buí­do pela Agên­cia da Cur­ta Metragem. 

    por CINEMAX com agn­cia
    publi­ca­do 19:59 — 11 julho ’18 

    Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus

    Fon­te.