A Costureirinha integra Panorama do Cinema Português do Festival de Avanca

sel avancaCur­ta-metra­gem “A Cos­tu­rei­ri­nha” pro­du­zi­da no âmbi­to da 6.ª edi­ção do Cur­so de Cine­ma Cine­ma­lo­gia em Coim­bra inte­gra sele­ção ofi­ci­al, Pano­ra­ma do Cine­ma Por­tu­guês, da 22ª edi­ção do Avan­ca Film Fes­ti­val. A exi­bi­ção decor­re­rá hoje, 29 de Julho, pelas 18:30 no Cine­ma Dol­ce Vita Ovar.
O fil­me cuja coor­de­na­ção de rea­li­za­ção foi assu­mi­da por Tel­mo Mar­tins, con­tou com um con­jun­to de for­ma­do­res de refe­rên­cia do espec­tro cine­ma­to­grá­fi­co naci­o­nal e pos­si­bi­li­tou aos for­man­dos do cur­so a mate­ri­a­li­za­ção de um pro­je­to fíl­mi­co único.

A his­tó­ria de Erme­lin­da, uma mulher can­sa­da e der­ro­ta­da, cos­tu­rei­ra e úni­co sus­ten­to da casa, onde vive com a filha Maria, uma cri­an­ça sen­sí­vel. Um quo­ti­di­a­no que trans­pi­ra angús­ti­as cru­za o medo his­tó­ri­as popu­la­res, e que pode desem­bo­car no des­co­nhe­ci­do ou na loucura.

A his­tó­ria d’ “A Cos­tu­rei­ri­nha” con­ta no seu elen­co com par­ti­ci­pa­ção de San­dra José, Júlia Viei­ra e Patrí­cia Oli­vei­ra, sen­do o resul­ta­do de um total de 420 horas de for­ma­ção em 26 módu­los ao lon­go do ano de 2017. O fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês, orgu­lha-se des­ta selec­ção e dá os para­béns a toda a equi­pa que pos­si­bi­li­tou a pro­du­ção des­te fil­me, con­sa­gran­do defi­ni­ti­va­men­te Coim­bra como pal­co de pro­du­ção cinematográfica.

Inte­grou ain­da a pro­gra­ma­ção des­te Pano­ra­ma do Cine­ma Por­tu­guês a cur­ta-metra­gem “Banho de Para­gem”, com rea­li­za­ção coor­de­na­da por Nuno Rocha, pro­du­zi­do aquan­do da quin­ta edi­ção do cur­so de cine­ma ‘Cine­ma­lo­gia’. A sua exi­bi­ção ocor­reu no dia 26 de Julho às 18:30 no Cine­ma Dol­ce Vita Ovar.

Banho de Para­gem” mos­tra-nos a his­tó­ria pós­tu­ma de Joa­quim,  um pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio e ex-mili­tar da Guer­ra do Ultra­mar. Após a sua mor­te, Ale­xan­dre – seu filho – é con­ta­ta­do pela edi­to­ra que está a desen­vol­ver uma bio­gra­fia em home­na­gem ao pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio. Ale­xan­dre acei­ta a ins­ti­ga­ção e reco­lhe alguns dos ati­vos do seu pai, encon­tran­do um nega­ti­vo foto­grá­fi­co curi­o­so que pode mudar a ima­gem que o seu pai trans­pi­ra­va em vida. Ale­xan­dre é, então, con­fron­ta­do com o dile­ma: reve­lar a ver­da­de ou man­ter a hon­ra do seu fale­ci­do pai.

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: A Cos­tu­rei­ri­nha inte­gra Pano­ra­ma do Cine­ma Por­tu­guês do Fes­ti­val de Avan­ca.