Anteu” de João Vladimiro no New York Film Festival

A curta-metragem portuguesa estará presente no festival que começa a 28 de setembro.

Curta-metragem Cinema Portugus

A curta-metragem portuguesa estar presente no festival que comea a 28 de setembro.

A curta-metragem “Anteu”, de João Vladimiro, foi seleccionada para o New York Film Festival, a decorrer naquela cidade norte-americana entre 28 de setembro e 14 de outubro, anunciou esta terça-feira a Agência da Curta Metragem.

Pro­du­zi­do pela Ter­ra­tre­me em par­ce­ria com a Pom­me Hur­lant, o fil­me é des­cri­to pelo fes­ti­val como uma obra “vivi­da­men­te esti­li­za­da e for­mal­men­te auda­ci­o­sa do rea­li­za­dor por­tu­guês” que “acom­pa­nha a vida de um jovem à medi­da que ele se tor­na gra­du­al­men­te a últi­ma pes­soa viva da sua aldeia”.

A cur­ta-metra­gem nar­ra a his­tó­ria de Anteu, que nas­ce numa aldeia onde é a úni­ca cri­an­ça. Um a um vão desa­pa­re­cen­do os habi­tan­tes da aldeia e Anteu, ago­ra com 17 anos, fica sozi­nho. Cer­ta noi­te um sonho des­per­ta-o: quem o enter­ra­rá a ele?

O fil­me foi roda­do na aldeia de Covas do Mon­te, per­to de São Pedro do Sul, no dis­tri­to de Viseu, com a par­ti­ci­pa­ção dos habi­tan­tes e con­ta ain­da com a cola­bo­ra­ção de Fre­de­ri­co Lobo e Luís Pali­to na escri­ta do argu­men­to e de Gon­ça­lo M. Tava­res na nar­ra­ção. Teve estreia mun­di­al na últi­ma edi­ção do fes­ti­val de Cur­tas de Vila do Con­de.

Tam­bém “Dia­man­ti­no”, lon­ga-metra­gem de Gabri­el Abran­tes e Dani­el Sch­midt, sal­ta para o outro lado do Atlân­ti­co para dar o pon­ta­pé de saí­da da 56ª edi­ção do New York Film Fes­ti­val, com hon­ras de aber­tu­ra, numa estreia em solo nor­te-ame­ri­ca­no.

O New York Film Fes­ti­val decor­re entre 28 de setem­bro e 14 de outu­bro e é con­si­de­ra­do um dos mais impor­tan­tes dos Esta­dos Uni­dos da Amé­ri­ca.

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Curta-metragem Cinema Portugus

Fon­te.