Voluntariado

voluntariado instaOs Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês são um con­jun­to de ati­vi­da­des que cul­mi­nam na for­ma do úni­co fes­ti­val gene­ra­lis­ta dedi­ca­do à fil­mo­gra­fia naci­o­nal. É igual­men­te o mai­or fes­ti­val rea­li­za­do em con­tex­to uni­ver­si­tá­rio. Ini­ci­a­ram-se estes cami­nhos em 1988 na for­ma de mos­tra, rea­li­zan­do-se as três pri­mei­ras edi­ções até 1990, sen­do reto­ma­dos sob a for­ma de fes­ti­val em 1997. Des­de então têm pro­mo­vi­do a cine­ma­to­gra­fia naci­o­nal acom­pa­nhan­do o seu cres­ci­men­to. Apre­sen­ta-se com duas sec­ções com­pe­ti­ti­vas onde atri­bui 26 pré­mi­os e vári­as sec­ções para­le­las. Pre­sen­te­men­te o fes­ti­val é o úni­co even­to que colo­ca em com­pe­ti­ção não só a fil­mo­gra­fia pro­fis­si­o­nal e aca­dé­mi­ca, mas tam­bém todos os con­tri­bu­tos téc­ni­cos que per­mi­tem a mate­ri­a­li­za­ção do cine­ma con­tem­po­râ­neo por­tu­guês. Para além da exi­bi­ção os Cami­nhos pro­mo­vem um con­jun­to de ati­vi­da­des de for­ma­ção e inves­ti­ga­ção prá­ti­ca e teó­ri­ca sobre a séti­ma arte.

A sua orga­ni­za­ção é leva­da a cabo por uma estru­tu­ra volun­tá­ria, mai­o­ri­ta­ri­a­men­te estu­dan­tes uni­ver­si­tá­ri­os, da qual tu tam­bém podes fazer par­te. Tal como um fil­me, um fes­ti­val é fei­to de cum­pli­ci­da­de entre os ele­men­tos da orga­ni­za­ção que têm res­pon­sa­bi­li­da­de em áre­as tão dis­tin­tas como o aco­lhi­men­to de con­vi­da­dos, a assis­tên­cia de sala, a ani­ma­ção sócio-cul­tu­ral, a comu­ni­ca­ção, design e mar­ke­ting, bem como a logís­ti­ca, o regis­to audio-visu­al, a pro­gra­ma­ção, as tra­du­ções e a coor­de­na­ção editorial.

É uma opor­tu­ni­da­de de alar­gar os hori­zon­tes da tua expe­ri­ên­cia uni­ver­si­tá­ria e conhe­ce­res por den­tro o uni­ver­so cine­ma­to­grá­fi­co naci­o­nal. Os alu­nos da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra pode­rão usu­fruir de suple­men­to ao diplo­ma. Se tens curi­o­si­da­de e von­ta­de de aju­dar a cons­truir os Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês, incre­ve-te! Sabe mais em www.caminhos.info/voluntariado

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Volun­ta­ri­a­do.