A Costureirinha” no Festival Vista Curta

cost.no .vistacurtaA Curta-metragem  pro­du­zi­da no âmbi­to da 6.ª edi­ção do Cur­so de Cine­ma – Cine­ma­lo­gia em Coim­bra sele­ci­o­na­da para com­pe­ti­ção na 8.ª edi­ção do Fes­ti­val Vis­ta Cur­ta.

A Cos­tu­rei­ri­nha”, cur­ta-metra­gem pro­du­zi­da no âmbi­to da 6.ª edi­ção do Cur­so de Cine­ma – Cine­ma­lo­gia foi sele­ci­o­na­da para o Fes­ti­val Vis­ta Cur­ta que se rea­li­za de 27 Outu­bro a 3 de Novem­bro em Viseu. Será exi­bi­da a 1 de Novem­bro. Esta sele­ção pro­mo­ve o cur­so res­sal­va a sua qua­li­da­de e das apren­di­za­gens lá adqui­ri­das bem como se reve­la uma opor­tu­ni­da­de de dar a conhe­cer o ter­ri­tó­rio de Coimbra.

Esta é a his­tó­ria de Erme­lin­da, uma mulher can­sa­da e der­ro­ta­da, que cos­tu­ra para fora e é o úni­co sus­ten­to da casa, onde vive com a filha Maria, uma cri­an­ça sen­sí­vel que per­ce­be a angús­tia da mãe e a con­fron­ta com isso. O dia-a-dia des­ta famí­lia é assom­bra­do pelo espí­ri­to d’ A Cos­tu­rei­ri­nha que Maria diz ver mas cujos rela­tos Erme­lin­da, habi­tu­a­da às his­tó­ri­as popu­la­res, menos­pre­za até que vê as suas con­vic­ções aba­la­das pelo medo de per­der a filha, o que lhe res­ta, para o des­co­nhe­ci­do ou para a loucura.

O fil­me cuja coor­de­na­ção de rea­li­za­ção foi assu­mi­da por Tel­mo Mar­tins, de argu­men­to por Simão Cayat­te e mon­ta­gem por João Braz, con­tou com um con­jun­to de for­ma­do­res de refe­rên­cia do espec­tro cine­ma­to­grá­fi­co naci­o­nal e pos­si­bi­li­tou aos for­man­dos do cur­so a mate­ri­a­li­za­ção de um pro­je­to fíl­mi­co úni­co que ago­ra o vêm enri­que­ci­do com o per­cur­so de fes­ti­vais em que o fil­me é sele­ci­o­na­do, exi­bi­do e ava­li­a­do em competição.

O Cur­so de Cine­ma – Cine­ma­lo­gia é cer­ti­fi­ca­do pelo Cami­nhos de Cine­ma Por­tu­guês e pela Uni­ver­si­da­de Aber­ta e pro­cu­ra des­cen­tra­li­zar o ensi­no da pro­du­ção cine­ma­to­grá­fi­ca, tra­zen­do a Coim­bra uma opor­tu­ni­da­de dos aman­tes da arte do cine­ma pode­rem apren­der sobre todo o pro­ces­so de pro­du­ção cine­ma­to­grá­fi­ca, bem como apro­xi­mar as comu­ni­da­des aca­dé­mi­cas com espe­ci­a­lis­tas do cine­ma e audi­o­vi­su­al. Des­te cur­so tem resul­ta­do a pro­du­ção pró­pria de obras cine­ma­to­grá­fi­cas em cada edi­ção do cur­so que pri­mam pela qua­li­da­de como pos­sí­vel obser­var em “A Cos­tu­rei­ri­nha”.

As ins­cri­ções para a 9ª edi­ção do Cur­so, que decor­re em 2018/2019, já estão aber­tas, estan­do a decor­rer uma cam­pa­nha pro­mo­ci­o­nal até dia 1 de novem­bro com taxas de ins­cri­ção des­de 800€. O cur­so irá ter a dura­ção 468 horas, poden­do os alu­nos par­ti­ci­par na sua inte­gra ou em módu­los iso­la­dos. Irá decor­rer de 17 de novem­bro a 16 de junho. Mais infor­ma­ções em www.caminhos.info/cinemalogia

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: “A Cos­tu­rei­ri­nha” no Fes­ti­val Vis­ta Cur­ta.