Curso de Cinema · Cinemalogia

cinemalogia9 cartaz facebook 01O cur­so de cine­ma “Cine­ma­lo­gia” é uma ini­ci­a­ti­va pro­mo­vi­da pelos Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês e pela Uni­ver­si­da­de Aber­ta e já con­ta com a sua nona edi­ção. As ins­cri­ções estão sem­pre aber­tas em per­ma­nên­cia, pois encon­tram-se aber­tas até à rea­li­za­ção de cada módu­lo. A ins­cri­ção pode ser rea­li­za­da de for­ma glo­bal, no cur­so todo, , de modo glo­bal ou modu­lar, pode ser fei­ta no site do fes­ti­val. Até 10 de novem­bro decor­re uma cam­pa­nha de anga­ri­a­ção de alu­nos com des­con­tos até 50% face ao pre­ço comer­ci­al do cur­so. No entan­to, a cam­pa­nha de des­con­tos ces­sa dia 10 de novembro.

Tra­ta-se de um even­to de pro­mo­ção e valo­ri­za­ção cine­ma­to­grá­fi­ca, que con­ta uma abor­da­gem teó­ri­ca, mas, sobre­tu­do, prá­ti­ca. O cur­so ten­ta acom­pa­nhar as ino­va­ções tec­no­ló­gi­cas e cine­ma­to­grá­fi­cas que têm pau­ta­do os fil­mes e a sua rea­li­za­ção, no pla­no naci­o­nal e inter­na­ci­o­nal. Apro­fun­da as áre­as ful­crais para o desen­vol­vi­men­to de uma pro­du­ção de cine­ma: ima­gem e som, em todas as eta­pas de pro­du­ção; dire­ção de arte; dire­ção de ato­res; pla­ne­a­men­to de roda­gem e a dis­tri­bui­ção do filme. 

A orga­ni­za­ção, além do ensi­no teó­ri­co-prá­ti­co, foca-se numa abor­da­gem cien­tí­fi­ca, com cer­ti­fi­ca­ção peda­gó­gi­ca da Uni­ver­si­da­de Aber­ta, com a cola­bo­ra­ção de repu­ta­dos espe­ci­a­lis­tas do Cine­ma Por­tu­guês como: Antó­nio Morais, Pau­lo Cas­ti­lho, Síl­via Gra­bows­ki, Edu­ar­do Nunes, Emí­dio Buchi­nho, Isa­bel Sil­va, João Bace­lar, João Braz, Luís Ante­ro, Luís Pedro Madei­ra, Mar­can­tó­nio Del Car­lo, Nuno Gon­çal­ves ou Pau­lo Mon­tes.

No ano leti­vo 2018/2019, o obje­ti­vo prin­ci­pal é o mes­mo das edi­ções ante­ri­o­res: a pro­du­ção de uma obra fíl­mi­ca com qua­li­da­de que per­mi­ta ser repli­ca­da e faça par­te de outros fes­ti­vais ou even­tos cine­ma­to­grá­fi­cos de rele­vo, como é o caso da “Cos­tu­rei­ri­nhaque será exi­bi­da dia 1 de novem­bro no fes­ti­val ‘Vis­ta Cur­ta’, bem como no fes­ti­val ‘Ymo­ti­on’ a 7 do mes­mo mês. Além dis­so, as obras pro­du­zi­das no con­tex­to do cur­so têm con­se­gui­do par­ti­ci­par no cir­cui­to de fes­ti­vais inter­na­ci­o­nais (Kan­sas (EUA), Pado­va (IT), Vigo (ES)…) e naci­o­nais (Avan­ca, Figuei­ra da Foz, Tro­fa, Viseu…).

O pla­no modu­lar, que con­ta com um total de 468 horas – 31 módu­los -, con­ju­ga novos desa­fi­os com áre­as já abor­da­das nou­tras edi­ções. Irá ser pos­sí­vel aos for­man­dos desen­vol­ver com­pe­tên­ci­as nas áre­as de: repor­ta­gem de even­tos cine­ma­to­grá­fi­cos, inter­pre­ta­ção para cine­ma, aná­li­se de nar­ra­ti­vas olhan­do aos con­tex­tos de pro­du­ção ou ain­da a ela­bo­ra­ção de pla­nos de comunicação. 

O novo cur­so des­te ano foi cons­truí­do com base na evo­lu­ção e refor­ço em tor­no das eta­pas basi­la­res para a apren­di­za­gem, desen­vol­vi­men­to, pro­du­ção e dis­tri­bui­ção de uma curta-metragem. 

O pla­no modu­lar, bem como res­pe­ti­vos pre­ços, podem ser encon­tra­dos aqui.

 

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Cur­so de Cine­ma · Cine­ma­lo­gia.