LEFFEST 2018

O rea­li­za­dor por­tu­guês João Bote­lho é um dos home­na­ge­a­dos des­ta edi­ção, que fará “a mais com­ple­ta retros­pe­ti­va da sua obra, até à data, a pri­mei­ra em Por­tu­gal — acom­pa­nha­da de um catá­lo­go”. Outros home­na­ge­a­dos do Fes­ti­val são Darezhan Omir­bayev, Wal­ter Sal­les e Mario Mar­to­ne, haven­do ain­da lugar para retros­pe­ti­vas dos tra­ba­lhos de Mike Leigh e Paul Sch­ra­der, bem como uma Pro­gra­ma Mul­ti­dis­ci­pli­nar dedi­ca­do a David Linch.
Em estreia naci­o­nal, será exi­bi­do o fil­me CAMINHOS MAGNÉTYKOS (Por­tu­gal, Bra­sil), de Edgar Pêra, ins­pi­ra­do na obra de Bran­qui­nho da Fon­se­ca, e em estreia mun­di­al AINDA TENHO UM SONHO OU DOIS — A HISTÓRIA DOS POP DELLARTE (Por­tu­gal), de Nuno Duar­te e Nuno Galo­pim. As obras serão exi­bi­das na sec­ção Ses­sões Espe­ci­ais, que con­ta ain­da com SELVAGENS (FRANÇA, PORTUGAL), de Wild Den­nis Berry.

O iní­cio do Fes­ti­val é assi­na­la­do com a Gala de Aber­tu­ra, que decor­re no Palá­cio de Que­luz, e onde esta­rão pre­sen­tes, entre outros con­vi­da­dos naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais, o rea­li­za­dor Jac­ques Audi­ard, João Bote­lho, a quem o fes­ti­val dedi­ca uma home­na­gem, Wal­ter Sal­les, tam­bém home­na­ge­a­do nes­ta edi­ção do fes­ti­val e mem­bro do Júri da Com­pe­ti­ção, a can­to­ra e actriz Chrys­ta Bell, cola­bo­ra­do­ra de lon­ga data de David Lyn­ch, o fotó­gra­fo San­dro Mil­ler, os rea­li­za­do­res Júlio Bres­sa­ne e Richard Bil­lingham, com fil­mes em Com­pe­ti­ção, o rea­li­za­dor Mari­a­no Lli­nás, o pia­nis­ta e maes­tro Stephen Kova­ce­vi­ch e o escri­tor Jonathan Littell.

Na sec­ção com­pe­ti­ti­va cons­tam, nes­ta edi­ção, onze fil­mes, sen­do a sec­ção não com­pe­ti­ti­va com­pos­ta por um total de 18 obras.

O Lis­bon & Sin­tra Film Fes­ti­val decor­re entre 16 e 25 de novem­bro, em Lis­boa e Sintra.

Fon­te.