Ação! Começou a XXIV edição dos Caminhos do Cinema Português

13442508 1742089349345690 2842983899217430101 oSába­do, dia 24 de novem­bro, às 21h45, o Tea­tro Aca­dé­mi­co Gil Vicen­te será o pal­co da Ceri­mó­nia de Aber­tu­ra do fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês, com apre­sen­ta­ção de Caro­li­na San­tos e Dio­go Carvalho. 

Após o arran­que das “Fusões no Cine­ma”, no dia 23, em São João da Madei­ra, os Cami­nhos seguem, no sába­do à noi­te, para Coim­bra para dar iní­cio à sua XXIV edi­ção, con­ti­nu­an­do a sua mis­são de mos­trar o melhor de todo o cine­ma Por­tu­guês, até dia 1 de dezembro.

Abrin­do a ceri­mó­nia, Hika­rium, irá des­ven­dar os cami­nhos que esta edi­ção pode tra­zer atra­vés de um núme­ro de luzes, ilu­são de óti­ca, con­ju­ga­ção entre cor­po, ima­gem e som para reve­lar as iden­ti­da­des dos Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês. Seguir-se‑á a apre­sen­ta­ção for­mal des­ta 24.ª edi­ção, toman­do a pala­vra o seu dire­tor, fei­tas apre­sen­ta­ções de todos os inter­ve­ni­en­tes que jul­ga­rão e pre­mi­a­rão os 121 fil­mes em com­pe­ti­ção, lutan­do para 24 pré­mi­os os títu­los pre­sen­tes na Sele­ção Cami­nhos e os Ensai­os para o Melhor Ensaio Naci­o­nal e Melhor Ensaio Internacional.

DSC4308

Des­ta­que para as estre­las des­ta fes­ta do cine­ma por­tu­guês; Os jura­dos da Fede­ra­ção Inter­na­ci­o­nal de Cine­clu­bes (FICC/IFSS) e da Impren­sa CISION esta­rão pre­sen­tes na ínte­gra, bem como os pro­ta­go­nis­tas dos fil­mes exi­bi­dos ao lon­go des­te pri­mei­ro dia. Edgar Pêra, Rodri­go Arei­as, Domi­ni­que Pinon, Tia­go Afon­so, Pau­lo Car­nei­ro, Bru­no Gas­con, André Gui­o­mar, André Gil Mata, Jeró­ni­mo Rocha ou Rosa Cou­ti­nho Cabral, são alguns dos pre­sen­tes. O Júri FICC é cons­ti­tuí­do pelo pro­du­tor Kon­rad Domas­zews­ki, pela pro­gra­ma­do­ra Sukay­na Naj­mu­din e pelo rea­li­za­dor e fotó­gra­fo Tia­go Cer­vei­ra. Pre­en­chen­do as cadei­ras do Júri de Impren­sa CISION estão os jor­na­lis­tas Fáti­ma Lacer­da e Vas­co Câma­ra e Nuno Gon­çal­ves, Admi­nis­tra­dor Exe­cu­ti­vo da Cinemundo.

A 24ª edi­ção do fes­ti­val man­tém o seu pai­nel de jura­dos pre­en­chi­do de con­cei­tu­a­dos nomes naci­o­nais e inter­na­ci­o­nais. No dia 24 será Mar­can­to­nio Del Car­lo, Cata­ri­na Alves Cos­ta, Nuno Gar­cia, João Rui Guer­ra da Mata e Isa­bel Ruth que esta­rão pre­sen­tes a ava­li­ar as obras cine­ma­to­grá­fi­cas da Sele­ção Cami­nhos. Tomás Bal­ta­zar e Ricar­do Este­ves são os repre­sen­tan­tes dos jura­dos da Sele­ção de Ensai­os.

Encer­ra­da a ceri­mó­nia de aber­tu­ra dá-se lugar à exi­bi­ção cinematográfica. 

As ses­sões da Sele­ção Cami­nhos, Sele­ção Ensai­os e Outros Olha­res defi­nem o tom do dia com cur­tas e lon­gas metra­gens, mar­ca­das pela sua plu­ra­li­da­de de géne­ros. Após o espe­tá­cu­lo de aber­tu­ra, a tela cine­ma­to­grá­fi­ca apre­sen­ta “Como Fer­nan­do Pes­soa sal­vou Por­tu­gal”, “Cami­nhos Mag­néty­kos” da Sele­ção Cami­nhos. A estre­ar os Cami­nhos Mun­di­ais, Yor­gos Ange­lo­pou­los e Sol de Car­va­lho apre­sen­tam “Gold­fish” e “Maba­ta Bata”, respetivamente.

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Ação! Come­çou a XXIV edi­ção dos Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês.