Rami Al Rabih e Emmanuel Levy presentes na Seleção Ensaios

48415141 731617473879794 1720910695911915520 n
No dia 30 de novem­bro, o públi­co pôde con­tar com mais uma Sele­ção Ensai­os no cine­ma NOS, no Alma Shop­ping. O públi­co ficou sur­pre­en­di­do e com dese­jo de mais minu­tos em cada cur­ta-metra­gem. Esti­ve­ram em exi­bi­ção diver­sas cur­tas metra­gens, como “Satán” de Car­los Tapia, “The Dan­ce of Amal” de Rami Al Rabih, “No Sle­e­ping” de Emma­nu­el Levy e “In Betwe­en Spa­ces” de Don Senoc.  Para além des­tes fil­mes estran­gei­ros, que vão des­de as Fili­pi­nas à Poló­nia, foram tam­bém exi­bi­dos fil­mes de rea­li­za­do­res por­tu­gue­ses como “The Way of the Sha­man Drum” de João Mei­ri­nhos e “Pri­mei­ra Noi­te” de André Rodrigues.

Rami Al Rabih, rea­li­za­dor da cur­ta-metra­gem “The Dan­ce of Amal”, este­ve pre­sen­te na exi­bi­ção. O fil­me é de pou­ca dura­ção e ape­nas mos­tra uma cena, uma bai­la­ri­na e uma audi­ên­cia peque­na, o que leva Rami a afir­mar “pen­so que 7 minu­tos é o sufi­ci­en­te para con­tar a his­tó­ria, não que­ria que se tor­nas­se um vide­o­cli­pe, por isso ten­tei tra­ba­lhar com a músi­ca, a his­tó­ria e os pla­nos para que a his­tó­ria aca­bas­se por ser con­ta­da atra­vés da imagem”.

Uma bai­la­ri­na de dan­ça do ven­tre pre­ten­de con­tar a sua his­tó­ria atra­vés da dan­ça à comu­ni­da­de oci­den­tal ao seu redor e trans­mi­tir a sua dor. O rea­li­za­dor decla­ra que, atu­al­men­te, este tipo de dan­ça está liga­do à sen­su­a­li­da­de, o que aca­ba “por se tor­nar numa tra­di­ção per­di­da”, sen­do, por­tan­to, o seu obje­ti­vo reto­mar o pres­tí­gio des­ta arte.

No Sle­e­ping” é um fil­me rea­li­za­do por Emma­nu­el Levy, pola­co e cri­a­do por uma ama por­tu­gue­sa, que apre­sen­ta ao públi­co a rea­li­da­de dos sem-abri­go numa noi­te de inver­no no seu país. O rea­li­za­dor do docu­men­tá­rio, duran­te 3 meses apa­nhou os night buses (“auto­car­ros da noi­te”) para estu­dar todo o cená­rio envol­ven­te, des­de o inte­ri­or do auto­car­ro até ao fac­to de vári­os sem-abri­go se pro­te­ge­rem do frio andan­do neles, sem pagar. Toda esta cur­ta-metra­gem foi gra­va­da ape­nas numa noi­te. Levy diz “que foi uma sor­te” ter esta­do pre­sen­te naque­le momen­to e tê-lo con­se­gui­do fil­mar, pelo fac­to de ser um momen­to real, que faz com que o públi­co se sin­ta mais pró­xi­mo da situação.

A tar­de aca­bou com a exi­bi­ção de “In Betwe­en Pla­ces”, um fil­me de Don Senoc, um dos mais lon­gos da ses­são. Con­ta uma his­tó­ria sobre famí­lia, amor e difi­cul­da­des finan­cei­ras. O fil­me cap­ta a aten­ção do públi­co – um espe­ta­dor afir­ma até que “faz as emo­ções vir ao de cima”. Con­se­gue trans­mi­tir as emo­ções cor­re­tas ao públi­co duran­te todo o seu enre­do, com os pla­nos bem rea­li­za­dos e boas per­so­na­gens, que são impor­tan­tes para per­ce­ber o amor entre irmãos e a his­tó­ria em si.

Andreia Noguei­ra

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Rami Al Rabih e Emma­nu­el Levy pre­sen­tes na Sele­ção Ensai­os.