Repetir até que a história tenha um final feliz

IMG 7052
Eis que che­gou, final­men­te, ao Fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês, “Pedro e Inês” de Antó­nio Fer­rei­ra a mais bela his­tó­ria de amor algu­ma vez conhe­ci­da em Por­tu­gal, con­ta­da em três épo­cas dife­ren­tes. A sala esta­va cheia. Cheia de olha­res curi­o­sos e intri­ga­dos para a ver recri­a­da no gran­de ecrã. Adap­ta­da do roman­ce de Rosa Loba­to de Faria, “A Tran­ça de Inês”, a len­da não podia ter sido repre­sen­ta­da de for­ma mais arrepiante.

Pedro e Inês”, a his­tó­ria de amor que se tor­nou no fil­me mais vis­to do ano foi tam­bém ele pro­du­to da per­sis­tên­cia de um casal. Com a rea­li­za­ção de Antó­nio Fer­rei­ra e copro­du­ção de Tathi­a­ni Saci­lot­to, sua espo­sa, foi ao lon­go de dez anos que se cons­truiu uma nova abor­da­gem nar­ra­da no pas­sa­do (Ida­de Média), pre­sen­te e futu­ro (dis­tó­pi­co).

Um mar­co impor­tan­te para a vira­gem dos jovens para o cine­ma por­tu­guês” foi o impac­to defen­di­do pela atriz Cris­ti­na Jani­cas. Ins­pi­ra­do no livro “A tran­ça de Inês” de Rosa Loba­to de Faria, cuja nar­ra­ti­va his­tó­ria se apre­sen­ta como pri­mei­ro pla­no, foi com a dedi­ca­ção da Dire­to­ra de Arte, Luí­sa Bebi­a­no , que a nar­ra­ti­va visu­al adqui­riu o seu foco. De for­ma sim­bó­li­ca o pás­sa­ro, que sur­ge nas três épo­cas, sim­bo­li­za “o que quer voar e não pode”, expli­ca a Dire­to­ra de arte.

Quem vê o fil­me não lhe fica indi­fe­ren­te. Con­tu­do, sus­ci­tam dúvi­das ine­ren­tes à com­ple­xi­da­de da nar­ra­ti­va e da for­ma como a his­tó­ria está a ser con­ta­da. Assim, como nos expli­ca Luí­sa Bebi­a­no, esse era o obje­ti­vo, “haver sem­pre aque­la dúvi­da pro­po­si­ta­da entre o real e o sub­cons­ci­en­te e per­ce­ber até que pon­to o nos­so ima­gi­ná­rio con­se­gue cri­ar histórias”.

Um amor intem­po­ral que aca­bou de for­ma trá­gi­ca, “não alte­ran­do mui­to de Romeu e Juli­e­ta”. A úni­ca dife­ren­ça é que “ele não mor­reu, mas aca­bou por mor­rer”, uma vez que, pas­sou ape­nas a sobre­vi­ver, segun­do a dire­to­ra de arte. Acre­di­ta que, no caso de Pedro e Inês, “o amor é dor e aque­la impos­si­bi­li­da­de de amar é pai­xão”. Vive­ram um amor de tal for­ma impos­sí­vel que, quan­do se con­ce­beu, terminou.

Ques­ti­o­na­da sobre o modo como o amor con­ti­nua a ser uma temá­ti­ca de suces­so, Gló­ria Mar­ques Fer­rei­ra, co-argu­men­tis­ta do fil­me, afir­mou que “qual­quer for­ma de comu­ni­ca­ção pas­sa pelo sen­ti­men­to”. O espe­ta­dor absor­ve qual­quer uma das nar­ra­ti­vas “pela rela­ção afe­ti­va que cria pelas coi­sas”, expli­ca a investigadora.

Uma tra­ma con­ta­da atra­vés da con­ju­ga­ção das ver­ten­tes his­tó­ri­ca, visu­al e sono­ra, que pre­ten­de trans­mi­tir a intem­po­ra­li­da­de do amor e dos sen­ti­men­tos. De tal for­ma pode­ro­so que nos é pos­sí­vel sen­tir a his­tó­ria como nos­sa. As ima­gens são expli­ci­ta­men­te pesa­das, con­tri­buin­do tam­bém para a envol­vên­cia do conteúdo.

De acor­do com Luí­sa Bebi­a­no, “o futu­ro dis­tó­pi­co é a par­te mais con­se­gui­da e a menos con­se­gui­da, ao mes­mo tem­po”. Isto, por­que a “ideia era recri­ar um futu­ro apo­ca­líp­ti­co, de for­ma a fugir da rea­li­da­de civil”, de modo a mos­trar que “todas as soci­e­da­des, mes­mo as que fogem a todos as con­ven­ci­o­na­li­da­des, têm problemas”.

Com a pre­sen­ça de Dio­go Ama­ral, ator que desem­pe­nhou a per­so­na­gem prin­ci­pal, Pedro, foi nas suas pala­vras que se ouviu falar da “rique­za des­te desa­fio”. Uma ação repe­ti­da no tem­po que ao citar a pró­pria escri­to­ra do livro, Gló­ria Mar­ques Fer­rei­ra, expli­cou que “enquan­to a his­tó­ria não for apren­di­da, enquan­to não tiver um final feliz, tem de se repetir”.

Uma his­tó­ria extre­ma­men­te arre­pi­an­te, inten­sa, capaz de nos trans­por­tar para aque­les lou­cos cora­ções apai­xo­na­dos. Uma mulher, Inês, “de bele­za e sura cós­mi­ca”, embri­a­gou um homem, Pedro, com o “seu espí­ri­to” e, jun­tos, cami­nha­ram “pelas ruas da eternidade”.

Ana Sofia Neto e Rita Flores

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Repe­tir até que a his­tó­ria tenha um final feliz.