Caminhos são palco de primeiras obras para realizadores

MG 0834A XXIV edi­ção do fes­ti­val Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês tem vin­do a pre­en­cher as telas da cida­de. Obras inter­na­ci­o­nais são exi­bi­das, mas, sobre­tu­do, são as pro­du­ções naci­o­nais o moti­vo de cele­bra­ção. Além dis­so, esta foi a pri­mei­ra vez que o fes­ti­val con­tou com a pre­sen­ça de um ator inter­na­ci­o­nal: Domi­ni­que Pinon. O ator fran­cês fez par­te do elen­co de “Cami­nhos Mag­néty­kos” do rea­li­za­dor Edgar Pêra.

Os rea­li­za­do­res são uma par­te ful­cral de cada pro­du­ção cine­ma­to­grá­fi­ca. O maes­tro que gere todo o rit­mo e sin­fo­nia da orques­tra. Os Cami­nhos são um fes­ti­val que pri­mam por ser inclu­si­vos, tra­zen­do novos cine­as­tas para o pano­ra­ma cine­ma­to­grá­fi­co naci­o­nal. Como tal, Bru­no Gas­con, Jus­tin Amo­rim, Miguel Nunes e Ana Morei­ra tive­ram os seus pro­je­tos sele­ci­o­na­dos e exi­bi­dos ao públi­co de Coim­bra. O fes­ti­val pri­ma por ser uma mon­tra para o cine­ma por­tu­guês e ten­tar cul­ti­var o seu con­su­mo e gos­to no público

Elenco Carga 1

Car­ga” é um fil­me rea­li­za­do por Bru­no Gas­con, que cru­za as lín­guas por­tu­gue­sa, ingle­sa e rus­sa. O argu­men­to con­ta a his­tó­ria de Vik­to­riya, um camião, uma estra­da e um des­ti­no que cul­mi­na numa rede de trá­fi­co huma­no. “Quis que este fil­me fos­se uma jane­la para aque­la rea­li­da­de”, afir­ma o rea­li­za­dor. Rui Por­to Nunes, um dos ato­res pre­sen­tes, dis­se que “esta foi a per­so­na­gem que mais exi­giu de mim, psi­co­ló­gi­ca e fisi­ca­men­te”. No fil­me, o ator repre­sen­ta o papel de um vio­la­dor. A fic­ção, exi­bi­da dia 26 de novem­bro, no Tea­tro Aca­dé­mi­co Gil Vicen­te (TAGV), con­tou tam­bém com a pre­sen­ça de Joa­na Domin­gues, pro­du­to­ra, e dos ato­res Miguel Bor­ges, Duar­te Gri­lo e Dmi­try Bogo­mo­lov. Este últi­mo admi­tiu ter sido víti­ma, “em situ­a­ções seme­lhan­tes”, da “dura” rea­li­da­de inter­pre­ta­da no fil­me – o trá­fi­co huma­no. Rela­ti­va­men­te à vio­lên­cia das cenas, Rui Por­to Nunes rema­tou dizen­do que “se é duro para quem pas­sa pela situ­a­ção, que seja duro para quem vê”.

aquaparque

O pri­mei­ro fil­me, enquan­to rea­li­za­do­ra, de Ana Morei­ra, galar­do­a­da atriz, também foi sele­ci­o­na­do para ser exi­bi­do nas telas do fes­ti­val no dia 29 de novem­bro. “Aqua­par­que” foi a sua pri­mei­ra expe­ri­ên­cia atrás das câma­ras e con­ta com um argu­men­to que retra­ta o encon­tro de dois jovens nas ruí­nas de um aqua­par­que. Nelas, encon­tram o seu refú­gio para espe­ran­ças e sonhos perdidos.

Elenco Leviano 1

Jus­tin Amo­rim foi argu­men­tis­ta e rea­li­za­dor pela pri­mei­ra vez em “Levi­a­no”. “A ideia par­tiu da minha von­ta­de de que­rer con­tar a his­tó­ria das mulhe­res da minha vida”, real­ça. Afir­ma que este foi um pro­je­to com um públi­co-alvo defi­ni­do – os “Mil­le­ni­als”. Des­sa for­ma, algu­mas estra­té­gi­as de divul­ga­ção e pro­mo­ção do fil­me foram adap­ta­das para esse mes­mo públi­co. “Fomos um dos qua­tro fil­mes sele­ci­o­na­dos para ser pro­mo­vi­do no Rock In Rio, por exem­plo”, adi­an­ta o rea­li­za­dor. O fil­me foi recen­te­men­te aco­lhi­do num fes­ti­val de cine­ma na Grécia.

O rea­li­za­dor de “Levi­a­no” comen­tou ain­da que ape­sar de todas as per­so­na­gens femi­ni­nas terem uma cena de sexo, nenhu­ma é explí­ci­ta. Tam­bém teve como obje­ti­vo a igual­da­de de géne­ro no sen­ti­do em que obje­ti­fi­ca o sexo mas­cu­li­no, mais espe­ci­fi­ca­men­te, a per­so­na­gem do Ruben Rua, de igual for­ma que ao lon­go dos anos as mulhe­res têm sido obje­ti­fi­ca­das no cinema.

MG 1076

 

Miguel Nunes, o conhe­ci­do pre­mi­a­do ator estreia-se na rea­li­za­ção com a cur­ta-metra­gem “Anjo”, que dis­cu­te a fra­ter­ni­da­de, cum­pli­ci­da­de e pai­xão, que foi exi­bi­da na sex­ta, dia 30 de novem­bro, às 21h45 no TAGV e con­tou com a pre­sen­ça do rea­li­za­dor na sessão.

Por Cata­ri­na Maga­lhães e Sara Inês Graça

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Cami­nhos são pal­co de pri­mei­ras obras para rea­li­za­do­res.