VIDEO LUCEMJÚLIO RESENDE E SALVADOR SOBRAL

Na noi­te de sába­do o Encon­tro Naci­o­nal de Cine­clu­bes des­lo­ca-se até Olhão para a par­ti­ci­par numa das raras exi­bi­ções O HOMEM DOS OLHOS TORTOS (1919) de Lei­tão de Bar­ros e Luís Reis San­tos. Este fil­me de 1919 será musi­ca­do ao vivo por JÚLIO RESENDE e SALVADOR SOBRAL.

ImgLoader2.ashxEste é um fil­me mudo de Lei­tão de Bar­ros que nun­ca che­gou a ser ter­mi­na­do. Tem por base o folhe­tim “O Mis­té­rio da Rua Sarai­va de Car­va­lho”, de Rei­nal­do Fer­rei­ra – mais conhe­ci­do como Repór­ter X -, publi­ca­do na edi­ção ves­per­ti­na do jor­nal O Sécu­lo entre 1917 e 1918.
A his­tó­ria de mis­té­rio e cri­me era um esti­lo mui­to popu­lar na épo­ca – não fos­se ter fica­do ina­ca­ba­do, este fil­me seria úni­co no géne­ro em Por­tu­gal. Foram pro­ble­mas finan­cei­ros que leva­ram à falên­cia da pro­du­to­ra e ao aban­do­no das fil­ma­gens, quan­do já esta­vam com­ple­tos cer­ca de 70% da roda­gem.
A cópia do fil­me que ago­ra se exi­be resul­ta de um tra­ba­lho de res­tau­ro, tam­bém ele cri­a­ti­vo, por par­te da Cine­ma­te­ca Por­tu­gue­sa – Museu do Cine­ma, com a aju­da do tex­to ori­gi­nal de Rei­nal­do Fer­rei­ra.
Nes­ta mon­ta­gem, para com­ple­tar as lacu­nas do fil­me, foram colo­ca­dos car­tões que expli­cam a ação em falta. 

O acom­pa­nha­men­to ao pia­no de Júlio Resen­de (natu­ral de Olhão), e a voz de Sal­va­dor Sobral farão des­ta ses­são uma opor­tu­ni­da­de ímpar de ver um fil­me guar­da­do, e mui­to pou­co exi­bi­do, como numa expe­ri­ên­cia de cine­ma vivo.