Análise e Escrita de Argumento marcam o regresso do Cinemalogia

Análise e Escrita de Argumento marcam o regresso do Cinemalogia

Intro­du­zi­das as bases da Lin­gua­gem do Cine­ma e da cons­tru­ção de uma nar­ra­ti­va, o cur­so de cine­ma  ‘Cine­ma­lo­gia’ intro­duz ago­ra a aná­li­se, do pon­to de vis­ta da dis­tri­bui­ção,  estru­tu­ra e pro­du­ção, e a con­clu­são da escri­ta dos guiões dos alu­nos. Nes­ta fase, com a ori­en­ta­ção de Edu­ar­do Con­dor­cet e Cláu­dia Cle­men­te, o cur­so pro­mo­ve o ensi­no prá­ti­co de cine­ma, sen­do nes­ta fase deci­di­da qual a pro­du­ção a ela­bo­rar no âmbi­to do tema “cami­nhos”, da Sema­na Cul­tu­ral da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra. As ins­cri­ções, a par­tir de 30€ por módu­lo, estão aber­tas em per­ma­nên­cia.

A aná­li­se crí­ti­ca de guiões é o obje­ti­vo pri­mor­di­al do  módu­lo “Script Doc­tor / Script Pit­ch”, ori­en­ta­do por Edu­ar­do Con­dor­cet, rea­li­za­dor, argu­men­tis­ta e ence­na­dor. A par­tir dos tra­ba­lhos rea­li­za­dos no módu­lo de “Argu­men­to 1”, pre­ten­de-se olhar não só para as falhas nar­ra­ti­vas que pos­sam exis­tir e cor­ri­gi-las, bem como sali­en­tar as difi­cul­da­des que pos­sam sur­gir na roda­gem dos guiões cri­a­dos, de for­ma a via­bi­li­zar a cur­ta metra­gem.

Em sequên­cia
con­cluir-se-ão os tra­ba­lhos de desen­vol­vi­men­to e escri­ta dos argu­men­tos no
módu­lo de ”Argu­men­to 2”, que  de for­ma
indi­vi­du­al ou colec­ti­va irão defi­nir a pró­xi­ma pro­du­ção do cur­so con­si­de­ran­do
as con­tin­gên­ci­as de pro­du­ção “no bud­get”. ”Argu­men­to 2”, ori­en­ta­do pela
rea­li­za­do­ra e argu­men­tis­ta Cláu­dia Cle­men­te, é um módu­lo prá­ti­co que
pre­ten­de fina­li­zar e mate­ri­a­li­zar todos os conhe­ci­men­tos teó­ri­cos adqui­ri­dos
pelos alu­nos, garan­tin­do que cada um seja co-autor do argu­men­to da cur­ta
metra­gem a pro­du­zir ao lon­go do cur­so. Duran­te estes dois dias, e atra­vés de
tra­ba­lho prá­ti­co inten­so, deve­rão rees­cre­ver e rees­tru­tu­rar o que for
neces­sá­rio para, no final, o gru­po de for­man­dos tenha o seu pró­prio argu­men­to
fina­li­za­do e pron­to para fil­mar.…

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Aná­li­se e Escri­ta de Argu­men­to mar­cam o regres­so do Cine­ma­lo­gia.