ENTRE SOMBRAS nomeado para os Prémios César

ENTRE SOMBRAS, uma copro­du­ção Portugal/França, com pro­du­ção do estú­dio de ani­ma­ção Ani­mais AVPL, em copro­du­ção com a fran­ce­sa Vive­ment Lun­di ! e a por­tu­gue­sa Um Segun­do Fil­mes, é uma ani­ma­ção em “stop moti­on”, com recur­so à téc­ni­ca da pixi­la­ção, ins­pi­ra­da nos ele­men­tos dos fil­mes “noir” e tem como cená­rio a cida­de do Por­to, nos anos 40, envol­vi­da em mis­té­rio e jogos de som­bras. Mar­ga­ri­da Vila-Nova nar­ra a his­tó­ria da fun­ci­o­ná­ria de um ban­co (Sara Cos­ta), onde se depo­si­tam cora­ções, numa aven­tu­ra em bus­ca de um cora­ção roubado.

Com estreia mun­di­al em junho de 2018 no Fes­ti­val Ani­ma­fest Zagreb (Croá­cia) e, em julho em Por­tu­gal, no Cur­tas Vila do Con­de, nos quais arre­ca­dou o Pré­mio do Públi­co, ENTRE SOMBRAS con­ta já com uma lon­ga lis­ta de pré­mi­os, nome­a­da­men­te o Pré­mio Espe­ci­al do Júri no Hiroshi­ma Inter­na­ti­o­nal Ani­ma­ti­on Fes­ti­val (Japão), a Men­ção Espe­ci­al do Júri Jovem e o Pré­mio do Públi­co no Cur­ta Cine­ma (Bra­sil), o Pré­mio do Júri Jovem “Cida­de de Mont­pel­li­er” no Ciné­ma Médi­ter­ra­néen Mont­pel­li­er (Fran­ça), o Pré­mio Melhor Ani­ma­ção e Men­ção Hon­ro­sa do Júri Impren­sa CISION nos Cami­nhos do Cine­ma Por­tu­guês e Pré­mio do Públi­co no âmbi­to do Pré­mio Naci­o­nal de Ani­ma­ção 2018 da Casa da Animação.

Outra copro­du­ção por­tu­gue­sa havia tam­bém sido pré-sele­ci­o­na­da para uma nome­a­ção aos Pré­mi­os César. COMO FERNANDO PESSOA SALVOU PORTUGAL, de Eugè­ne Gre­en, inte­grou a lis­ta de pré-sele­ci­o­na­dos na cate­go­ria de cur­tas-metra­gens, mas não avan­çou para a fase de nome­a­ção aos Prémios.

A 44.ª edi­ção dos César acon­te­ce a 22 de feve­rei­ro, em Paris.

Fon­te.