22555732 10155490717990342 8718146187689641348 o

Introdução à Direção de Fotografia

Foto de Raquel Ralha

A Dire­ção de Foto­gra­fia é o depar­ta­men­to de pro­du­ção de cine­ma res­pon­sá­vel pela for­ma como o guião é trans­pos­to ima­ge­ti­ca­men­te para o gran­de ecrã de acor­do com as pre­ten­sões do rea­li­za­dor. Assim, o Direc­tor de foto­gra­fia é o res­pon­sá­vel por man­ter um padrão téc­ni­co e artís­ti­co da ima­gem ao lon­go de toda a pro­du­ção esco­lhen­do e arti­cu­lan­do os mei­os téc­ni­cos, de cap­tu­ra, regis­to e ilu­mi­na­ção, em fun­ção da expres­são dra­má­ti­ca e do orça­men­to disponível. 

A Dire­ção de Foto­gra­fia é um depar­ta­men­to cen­tral em estrei­to diá­lo­go com a Rea­li­za­ção, com a Direc­ção de Arte, a Carac­te­ri­za­ção e Figu­ri­nos e as demais inter­ven­ções que se pos­sam ser visí­veis ao espec­ta­dor. Assim tam­bém cabe a este depar­ta­men­to exa­mi­nar, pre­ca­ver e acau­te­lar as neces­si­da­des logís­ti­cas para a pro­du­ção nos dife­ren­tes décors. Essa arti­cu­la­ção tem impac­to na for­ma como as ima­gens serão cap­ta­das duran­te a roda­gem, sen­do deter­mi­nan­te para os resul­ta­dos que se pre­ten­dem obter num dado pro­jec­to cinematográfico.

No módu­lo de Direc­ção de Foto­gra­fia pre­ten­de-se que os for­man­dos tenham uma intro­du­ção à dis­ci­pli­na. Dever-se‑á abor­dar a lin­gua­gem cine­ma­to­grá­fi­ca e a for­ma como se cons­tro­em pla­nos, enqua­dra­men­tos e rac­cords sem des­cu­rar as téc­ni­cas de iluminação.Compreender a lin­gua­gem visu­al e o sen­ti­do de continuidade.

A for­ma­ção decor­re no Depar­ta­men­to de Enge­nha­ria Infor­má­ti­ca da Uni­ver­si­da­de de Coim­bra nos dias 23 e 24 de Feve­rei­ro das 9h30 às 18h30. A for­ma­ção é coor­de­na­da por Lee Fuze­ta, licen­ci­a­do em Cine­ma pela Uni­ver­si­da­de da Bei­ra Inte­ri­or, com tra­ba­lho na área cine­ma­to­grá­fi­ca (mon­ta­gem, cor­re­ção de cor e cine­ma­to­gra­fia) des­de 2009. 

Sai­ba mais na seguin­te liga­ção: Intro­du­ção à Dire­ção de Foto­gra­fia.