Paulo Branco recebe Prémio Mundial das Artes Leonardo da Vinci

Será o pri­mei­ro por­tu­guês e a pri­mei­ra indi­vi­du­a­li­da­de liga­da ao cine­ma a rece­ber esta distinção. 

Cinema Portugus

Ser o primeiro portugus e a primeira individualidade ligada ao cinema a receber esta distino.

O produtor, distribuidor e exibidor português Paulo Branco foi escolhido para receber o Prémio Mundial das Artes Leonardo da Vinci, atribuído pelo Conselho Mundial de Cultura — World Cultural Council (WCC).

O pré­mio reco­nhe­ce o “pro­lí­fi­co e vari­a­do tra­ba­lho, desen­vol­vi­do no âmbi­to do cine­ma inde­pen­den­te, pro­du­zin­do e copro­du­zin­do com rea­li­za­do­res de qua­tro con­ti­nen­tes, sem­pre aber­to a novas idei­as, tri­lhan­do novos cami­nhos e cons­truin­do pon­tes em todo o mun­do, bem como pela sua dedi­ca­ção em apro­xi­mar dife­ren­tes áre­as da Cul­tu­ra, como a Lite­ra­tu­ra, as Belas-artes e a Músi­ca”, pode ler-se no comu­ni­ca­do do Con­se­lho Mun­di­al de Cultura. 

Fun­da­do em 1981, o Con­se­lho Mun­di­al de Cul­tu­ra é uma orga­ni­za­ção inter­na­ci­o­nal que tem como obje­ti­vos pro­mo­ver mun­di­al­men­te a cul­tu­ra, os valo­res e a boa-von­ta­de. Para tal, atri­bui, des­de 1984, pré­mi­os em três áre­as dis­tin­tas: o Pré­mio Mun­di­al da Ciên­cia Albert Eins­tein, o Pré­mio Mun­di­al da Edu­ca­ção José Vas­con­ce­los e o Pré­mio Mun­di­al das Artes Leo­nar­do da Vinci. 

O Pré­mio Leo­nar­do da Vin­ci é atri­buí­do, bie­nal­men­te, des­de 1989. Pau­lo Bran­co é o pri­mei­ro por­tu­guês e a pri­mei­ra indi­vi­du­a­li­da­de liga­da ao cine­ma a rece­ber esta distinção. 

Este ano, além do pré­mio atri­buí­do a Bran­co, será tam­bém entre­gue o Pré­mio Mun­di­al da Ciên­cia Albert Eins­tein ao pro­fes­sor e inves­ti­ga­dor Zhong Lin Wang, numa ceri­mó­nia a decor­rer em outu­bro, na Uni­ver­si­da­de de Tsu­ku­ba, no Japão. 

por CINEMAX 
publi­ca­do 16:45 — 14 junho ’19 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus

Fon­te.