PAULO BRANCO VENCE PRÉMIO MUNDIAL DAS ARTES LEONARDO DA VINCI

De acor­do com o comu­ni­ca­do do Con­se­lho Mun­di­al de Cul­tu­ra, o Pré­mio Leo­nar­do da Vin­ci é atri­buí­do a Pau­lo Bran­co “pelo seu pro­lí­fi­co e vari­a­do tra­ba­lho, desen­vol­vi­do no âmbi­to do cine­ma inde­pen­den­te, pro­du­zin­do e copro­du­zin­do com rea­li­za­do­res de qua­tro con­ti­nen­tes, sem­pre aber­to a novas idei­as, tri­lhan­do novos cami­nhos e cons­truin­do pon­tes em todo o mun­do, bem como pela sua dedi­ca­ção em apro­xi­mar dife­ren­tes áre­as da Cul­tu­ra, como a Lite­ra­tu­ra, as Belas-artes e a Música.
De acor­do com o comu­ni­ca­do do Con­se­lho Mun­di­al de Cul­tu­ra, o Pré­mio Leo­nar­do da Vin­ci é atri­buí­do a Pau­lo Bran­co “pelo seu pro­lí­fi­co e vari­a­do tra­ba­lho, desen­vol­vi­do no âmbi­to do cine­ma inde­pen­den­te, pro­du­zin­do e copro­du­zin­do com rea­li­za­do­res de qua­tro con­ti­nen­tes, sem­pre aber­to a novas idei­as, tri­lhan­do novos cami­nhos e cons­truin­do pon­tes em todo o mun­do, bem como pela sua dedi­ca­ção em apro­xi­mar dife­ren­tes áre­as da Cul­tu­ra, como a Lite­ra­tu­ra, as Belas-artes e a Música.”
Fun­da­do em 1981, o Con­se­lho Mun­di­al de Cul­tu­ra é uma orga­ni­za­ção inter­na­ci­o­nal que tem como obje­ti­vos pro­mo­ver mun­di­al­men­te a cul­tu­ra, os valo­res e a boa-von­ta­de. Para tal, atri­bui, des­de 1984, pré­mi­os em três áre­as dis­tin­tas: o Pré­mio Mun­di­al da Ciên­cia Albert Eins­tein, o Pré­mio Mun­di­al da Edu­ca­ção José Vas­con­ce­los e o Pré­mio Mun­di­al das Artes Leo­nar­do da Vinci.

O Pré­mio Leo­nar­do da Vin­ci é atri­buí­do, bie­nal­men­te, des­de 1989. Pau­lo Bran­co é o pri­mei­ro por­tu­guês a rece­ber esta distinção.

Este ano, além do pré­mio atri­buí­do a Pau­lo Bran­co, será tam­bém entre­gue o Pré­mio Mun­di­al da Ciên­cia Albert Eins­tein, ao pro­fes­sor e inves­ti­ga­dor Zhong Lin Wang, numa ceri­mó­nia a decor­rer em outu­bro, na Uni­ver­si­da­de de Tsu­ku­ba, no Japão.

Con­sul­te o Comu­ni­ca­do Ofi­ci­al do Con­se­lho Mun­di­al de Cul­tu­ra — World Cul­tu­ral Coun­cil (WCC).

Fon­te.