Versão restaurada de “Francisca” de Manoel de Oliveira apresentada em Veneza

Cinema Portugus

O restauro foi feito na Cinemateca Portuguesa e ter estreia mundial na seco Venice Classics.

“Francisca”, de Manoel de Oliveira, vai ser apresentado na próxima edição do Festival de Veneza na secção Venice Classics, que reúne uma seleção dos mais recentes restauros de filmes clássicos

e documentários sobre cinema.

O res­tau­ro em DCP teve ori­gem na digi­ta­li­za­ção 4K do nega­ti­vo de câma­ra em 35mm con­ser­va­do pela Cine­ma­te­ca Por­tu­gue­sa. A cor­re­ção de cor (Cine­ma­te­ca) e o res­tau­ro digi­tal da ima­gem (Irma­Lu­cia) foram fei­tos usan­do uma cópia de épo­ca como refe­rên­cia. O som foi digi­ta­li­za­do a par­tir de um posi­ti­vo de som tira­do pela Cinemateca. 

Rea­li­za­do em 1981 por Mano­el de Oli­vei­ra e apre­sen­ta­do na edi­ção des­se mes­mo ano de Can­nes, na Quin­ze­na dos Rea­li­za­do­res, “Fran­cis­ca” reco­lheu ins­pi­ra­ção do livro “Fanny Owen”, de Agus­ti­na Bes­sa Luís, por sua vez ins­pi­ra­do numa his­tó­ria verí­di­ca do sécu­lo XIX. É uma refle­xão das suas duas prin­ci­pais per­so­na­gens, José Augus­to e Cami­lo Cas­te­lo Bran­co, sobre a vida e as mulhe­res, o amor, o fata­lis­mo e a des­gra­ça. Enquan­to este diá­lo­go entre os dois se desen­vol­ve ao lon­go do fil­me, as per­so­na­gens vão sen­do apa­nha­das na vida, como víti­mas dos seus pró­pri­os conceitos. 

Este é o mais recen­te res­tau­ro fei­to pelo ANIM (Arqui­vo Naci­o­nal das Ima­gens em Movi­men­to), o cen­tro de con­ser­va­ção da Cine­ma­te­ca, apre­sen­ta­do em fes­ti­vais internacionais. 

A edi­ção de 2019 do fes­ti­val de Cine­ma de Vene­za terá lugar entre 28 de agos­to e 7 de setembro. 

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Cinema Portugus

Fon­te.