Sol Negro” de Maureen Fazendeiro terá estreia mundial em Toronto

A cur­ta da cine­as­ta fran­co-por­tu­gue­sa foi co-pro­du­zi­da pela O Som e a Fúria. 

Curta-metragem Cinema Portugus

A curta da cineasta franco-portuguesa foi co-produzida pela O Som e a Fria.

A curta-metragem “Sol Negro”, da realizadora franco-portuguesa Maureen Fazendeiro, será exibida na próxima edição do Festival de Cinema de Toronto a ter lugar entre 5 e 15 de setembro.

Pro­du­zi­do pela O Som e a Fúria (Por­tu­gal) e Nor­te Pro­duc­ti­ons (Fran­ça) e com pro­mo­ção inter­na­ci­o­nal da Agên­cia da Cur­ta Metra­gem, o fil­me põe em con­fron­to um dia de eclip­se solar em Lis­boa e excer­tos de um poe­ma de Hen­ri Michaux, lido pela atriz fran­ce­sa Delphi­ne Seyrig.

No fes­ti­val cana­di­a­no, “Sol Negro” inte­gra a sec­ção Wave­lengths, exclu­si­va para fil­mes de van­guar­da que colo­ca em evi­dên­cia a ino­va­ção for­mal e expres­sões ori­gi­nais cinematográficas.

Acer­ca da sua obra, diz Mau­re­en Fazen­dei­ro: “Sol negro é o meu pri­mei­ro fil­me fei­to por intei­ro em Por­tu­gal, país para onde vim viver em 2014. Em mar­ço de 2015, reu­ni uma peque­na equi­pa, pedi empres­ta­da uma câma­ra e, uti­li­zan­do sobras de pelí­cu­la 16mm a pre­to e bran­co, fil­mei o eclip­se total do sol, visí­vel a 67% do obser­va­tó­rio astro­nó­mi­co de Lis­boa. Nes­se dia reco­lhi uma série de retra­tos de espec­ta­do­res mara­vi­lha­dos. Quan­do em 2019, gra­ças a um apoio à pós-pro­du­ção, pude reto­mar a mon­ta­gem inter­rom­pi­da qua­se qua­tro anos antes, tra­ta­va-se de fazer a arque­o­lo­gia de um fil­me a par­tir de frag­men­tos de ima­gens e sons cole­ci­o­na­dos ao lon­go do tem­po. Lem­brei-me de um poe­ma de Hen­ri Michaux que fala de um país ima­gi­na­do onde só há um sol por mês, even­to que des­per­ta uma cer­ta agi­ta­ção nos seus habitantes.”

Depois de “Motu Mae­va”, docu­men­tá­rio galar­do­a­do no DocLis­boa, “Sol Negro” é o segun­do fil­me de Mau­re­en Fazen­dei­ro, que teve estreia mun­di­al, em julho, na com­pe­ti­ção do Cur­tas Vila do Conde. 

por

Recomendamos: Veja mais Artigos de Curta-metragem Cinema Portugus

Fon­te.