Prémio António Loja Neves

A Fede­ra­ção Por­tu­gue­sa de Cine­clu­bes (FPCC), em co-pro­du­ção com a Medeia Fil­mes, apre­sen­ta no pró­xi­mo dia 18 de Setem­bro às 21:30 a entre­ga do Pré­mio Antó­nio Loja Neves. Este é um pré­mio que visa home­na­ge­ar o Cine­ma Afri­ca­no de Expres­são Lusó­fo­na e, de for­ma pós­tu­ma, um gran­de pro­mo­tor des­tas cine­ma­to­gra­fi­as.

O fil­me ven­ce­dor des­ta pri­mei­ra edi­ção do Pré­mio é Maba­ta Bata de Sol de Car­va­lho (Moçam­bi­que, co-pro­du­ção Pro­mar­te e Ban­do à Par­te).

Patrick, de Gonçalo Waddington, Estreia Mundial na Competição do Festival de Cinema de San Sebastián

Patrick foi escri­to por Gon­ça­lo Wad­ding­ton e João Lei­tão e con­ta a his­tó­ria de Mário, um meni­no de 8 anos, rap­ta­do no inte­ri­or de Por­tu­gal na pri­ma­ve­ra de 1999 que rea­pa­re­ce 12 anos depois numa pri­são em Paris com o nome de Patrick.Mário/Patrick é inter­pre­ta­do por Hugo Fer­nan­des, jovem actor fran­co-por­tu­guês.

Vitalina Varela, de Pedro Costa, duplamente premiado no Festival de Cinema de Locarno

Pedro Cos­ta, que já tinha ganho o pré­mio para Melhor Rea­li­za­dor na edi­ção de 2014 do Fes­ti­val de Locar­no com a sua ante­ri­or obra, Cava­lo Dinhei­ro, vol­ta a rece­ber o pré­mio máxi­mo des­te fes­ti­val com Vita­li­na Vare­la, uma pro­du­ção da OPTEC.