Curtas portuguesas selecionadas para os prémios do cinema francês

Duas cur­tas-metra­gens por­tu­gue­sas estão na short list que ante­ce­de a esco­lha dos nome­a­dos para os Pré­mi­os César. 

Curta-metragem Cinema Portugus

Duas curtas-metragens portuguesas esto na short list que antecede a escolha dos nomeados para os Prmios Csar.

As curtas-metragens “Como Fernando Pessoa Salvou Portugal” e “Entre Sombras”, estão selecionadas para a short list dos Prémios César, anunciou anteontem a Académie des Arts et Techniques, responsável pela atribuição dos galardões.

O fil­me rea­li­za­do por Eugè­ne Gre­en, “Como Fer­nan­do Pes­soa Sal­vou Por­tu­gal”, con­cor­re ao pré­mio para Melhor Fil­me de Cur­ta-Metra­gem, numa sele­ção que inclui, no total, 24 fil­mes. O fil­me teve estreia mun­di­al na últi­ma edi­ção do Cur­tas Vila do Con­de – Fes­ti­val Inter­na­ci­o­nal de Cine­ma e mar­cou tam­bém pre­sen­ça na sec­ção Signs of Life do Fes­ti­val de Locarno.

A pre­sen­ça do cine­ma por­tu­guês nos Césa­res alar­ga-se à cate­go­ria de cine­ma de ani­ma­ção. “Entre Som­bras”, de Ali­ce Eça Gui­ma­rães e Móni­ca San­tos, é can­di­da­to ao pré­mio para Melhor Fil­me de Ani­ma­ção, em for­ma­to de cur­ta-metra­gem. A cur­ta-metra­gem ven­ceu o Pré­mio do Públi­co na últi­ma edi­ção do Cur­tas Vila do Conde.

Nes­ta lis­ta de 12 nome­a­dos cons­tam ain­da três cur­tas-metra­gens que inte­gra­ram o pro­gra­ma do Cur­tas Vila do Con­de – Fes­ti­val Inter­na­ci­o­nal de Cine­ma: “La Mort, Père & Fils”, de Denis Wal­genw­tiz e Winsh­luss, “Ray­mon­de ou L’É­va­si­on Ver­ti­ca­le”, de Sarah Van den Boom e “La Chu­te”, de Boris Lab­bé (ven­ce­dor do Gran­de Pré­mio da Com­pe­ti­ção Internacional). 

Cri­a­dos em 1976, os Pré­mi­os César são atri­buí­dos anu­al­men­te às melho­res pro­du­ções e co-pro­du­ções fran­ce­sas. A lis­ta final de nome­a­dos aos pré­mi­os será divul­ga­da a 23 de janei­ro pela Aca­dé­mie des Arts et Tech­ni­ques du Cinéma. 

por
publi­ca­do 14:51 — 19 setem­bro ’18 

Recomendamos: Veja mais Artigos de Curta-metragem Cinema Portugus

Fon­te.